Picos(PI), 20 de Junho de 2018
Cidades
Prefeitura de Francisco Macedo investe na perfuração de poços e combate à seca
Atualmente a cidade é abastecida por apenas um poço tubular
Em 27/06/2017 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

(Foto: Cidades na Net)

O prefeito de Francisco Macedo, Nonato Alencar, acompanhou na manhã desta terça-feira, 27, o início da execução de um projeto de combate à seca, que prevê a perfuração de seis poços tubulares no município.

Os trabalhos de perfuração foram iniciados na sede do município, no bairro Campina, antigo conjunto habitacional Cohab. O objetivo, segundo o gestor municipal, é reforçar o sistema de abastecimento de água na zona urbana e garantir autonomia ao referido bairro.

Atualmente, a cidade é abastecida por apenas um poço tubular, que foi perfurado há cerca de 20 anos, na primeira gestão de Nonato Alencar. A tão sonhada adutora do Sudeste, que deveria captar água da barragem de Estreito e distribuir para onze cidades da região, dentre estas, Francisco Macedo, nunca foi concluída. Sem a adutora, a Barragem do Estreito, situada entre os municípios de Francisco Macedo e Padre Marcos, está praticamente inutilizada, enquanto a sofre com a escassez de água.

Para o prefeito, a situação requer atenção do poder público. “A estiagem tem castigado a nossa região. Choveu pouco nos últimos seis anos e o nível do lençol freático está baixando. Por outro lado, a cidade tá crescendo. O número de casas hoje é bem maior do que em 1997, quando perfurei o poço da cidade. Então, a gente fica preocupado com tudo isso. Por isso, estamos perfurando mais um poço para dividir o abastecimento de água da cidade”, disse.

Ao todo, segundo informou Nonato, serão perfurados seis poços tubulares. A ação de combate à seca é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (Dnocs). Também serão contempladas as localidades Passagem Funda, Comboeiro de Cima, Carnaubal, Lageiro e Noite Escura.

Cidades na Net

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.