Picos(PI), 22 de Novembro de 2017
Cidades
Secretaria de Saúde melhora atendimento da atenção básica em Santa Cruz
Unidades da saúde também passaram por amplas reformas e adequações, inclusive de acessibilidade
Em 06/07/2017 por Redação
Tamanho da fonte - +

UBS Celecina Martins ganhou ampla reforma (Foto: Gelimar Moura)

Da Redação

Ao tomar posse em janeiro deste ano, uma das principais preocupações do prefeito de Santa de Cruz do Piauí, Francisco Barroso de Carvalho Neto (PTB), foi melhorar o atendimento prestado à população pela Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela atenção básica.

Ao convidar o cirurgião-dentista Murilo Clementino Santos para assumir a pasta, o prefeito Barroso Neto estava ciente do potencial e comprometimento do auxiliar e com isso contribuiu com suas ações, garantindo as condições necessárias para a execução.

O Centro de Saúde Celecina Martins e o anexo onde funciona a sede da Secretaria passaram por amplas reformas e adequações, inclusive de acessibilidade, que garantiram melhores condições de trabalho aos profissionais e um maior conforto aos usuários do sistema de saúde municipal. Com as adequações e aproveitamento de espaços antes ociosos, foi possível instalar uma sala de curativos e pequenos procedimentos cirúrgicos; sala para testagem rápida de DST’s; sala do assistente social e depósito da Farmácia Básica. A nova gestão também viabilizou um novo reservatório suspenso de água, com capacidade de 2.000 litros.

Também foram adquiridos aparelhos de ar condicionado e móveis novos, como bancadas, birôs, cadeiras e ainda substituídos velhos por novos, alguns dos equipamentos de auxílio dos profissionais, como otoscópios, termômetros, caixas térmicas, cadeiras de rodas e outros. Os veículos da secretaria, como as ambulâncias, foram recuperados e regularizados junto aos órgãos de fiscalização, sendo que um deles acumulava multas no valor de R$ 23.000,00.

E as mudanças não se resumem à parte estrutural, pois foi estabelecida também uma nova escala que garante atendimento médico todos os dias da semana na sede do município e em dias alternados na zona rural. Compõem o quadro de profissionais os médicos: Ubiratan Segundo, Sérgio Benvindo e Manoel Luciano; os dentistas: Murilo Santos, Selva Carvalho, Lorena Gonçalves e Marcelo Moura; os enfermeiros Ramiro Marques, Sâmia Gonçalves e Raitônio Cortez; a fisioterapeuta Jéssica Pinheiro, a nutricionista Tereza Patrícia, a psicóloga Raqueline Moreira e ainda vários agentes comunitários de saúde.

A Secretaria de Saúde ainda tem se destacado através da descentralização na marcação de exames e ainda no encaminhamento de casos mais complexos, como internações, fisioterapias, hemodiálise ou cirurgias, para serem tratados em centros maiores como Oeiras, Picos ou Teresina.

O secretário Murilo Santos destaca que todos esses avanços, bem como os próximos desafios, serão debatidos em plenária a ser realizada no município no próximo dia 18 deste de julho, tendo como tema “Acesso de qualidade e humanização na atenção à saúde, a partir do SUS que sonhamos”.

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2017 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.