Picos(PI), 22 de Outubro de 2017
Cidades
Sobretaxa será cobrada em cidades atingidas por racionamento de água
15 cidades da região de Picos foram atingidas pelo decreto
Em 01/08/2017 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

(Foto: Fernando Brito/G1)

O escritório regional da Agespisa localizado em Picos, jurisdiciona o abastecimento de água em 44 cidades da região. Cerca de 15 delas foram atingidas pelo decreto assinado pelo governador Wellington Dias (PT) estabelecendo o racionamento de água.

A medida ocorre por conta da estiagem prolongada no semiárido, que provocou a escassez nos reservatórios que abastecem a região, e prevê bônus ou sobretaxa para quem consumir foras metas estabelecidas. Também fica proibido o uso de água da rede pública para lavar carros e calçadas.

A sobretaxa é uma forma de limitar o consumo e evitar desperdícios por parte dos consumidores.  De acordo com o gerente regional da Agespisa, Sérgio Alves, há cerca de 30 dias a agência vem realizando ações nessas cidades.

“Queremos instalar 100% de hidrômetros, corrigir vazamentos, controle de reservatório, diminuição de pressão de vazão, além de limitar o horário de funcionamento das bombas. Tudo isso para tentar diminuir o desperdício. A sobretaxa é um incentivo uma vez que quem gasta pouca água pagará menos, já quem consome acima da média pagará mais”, disse o gerente.

O consumo será pautado em tarifas, que tiveram aumento de 4,57%, com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), a partir de hoje, 1º de agosto.

Sérgio afirmou ainda, que as cidades contempladas com o racionamento são em sua maioria abastecidas por açudes, que estão em um nível muito baixo, e se por um acaso vierem a secar não haverá outra forma de abastecimento para esses municípios. “As cidades de São Julião, Pio IX e Fronteiras, por exemplo, são abastecidas pelo açude de Piaus, que atualmente está com apenas 4% da sua capacidade. Se ele vier a secar haverá um caos no abastecimento, nossa esperança é que as chuvas do próximo ano para que possa repor esse nível”, explicou.

 

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2017 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.