Picos(PI), 23 de Agosto de 2017
Saúde
Sem Farmácia Popular, conveniadas são alternativas para retirar medicamentos
A unidade Picos foi desativada há um mês
Em 02/08/2017 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

(Foto: Reprodução)

O governo decidiu fechar as farmácias do programa popular que são mantidas com recursos federais. Os pacientes agora vão ter que recorrer às farmácias conveniadas. O governo disse que tomou essa decisão para não faltar dinheiro para a compra de medicamentos.

Segundo o Ministério da Saúde, 80% dos recursos disponíveis para o programa era gasto com o aluguel dos prédios onde funcionavam as farmácias e pessoal. O governo diz destinar R$ 100 milhões por ano para o Farmácia Popular.

O problema das farmácias particulares é que nem todos os remédios estão disponíveis. As conveniadas oferecem 25 medicamentos de graça ou com preços baixos, geralmente para diabetes, hipertensão e asma. Nas farmácias que serão fechadas - as do governo federal - são oferecidos 125 remédios.

O Ministério da Saúde informou que em média, por mês, o programa atende quase dez milhões de pessoas, principalmente aquelas com 60 anos ou mais. As mudanças valem para todo o país e o governo promete usar 100% do valor na compra de medicamentos, além de repassar 10% aos estados - que podem até optar por reabrir as farmácias populares.

Picos

Após dez anos atendendo a população da região, a Farmácia Popular de Picos foi desativada no dia 29 de junho. Relembre o caso!

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2017 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.