Picos(PI), 22 de Outubro de 2017
Cidades
1° Evento da Pauta Municipalista reúne prefeitos da região de Picos
Prefeitos da grande região de Picos marcaram presença no evento
Em 04/08/2017 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

Presidente da APPM, Gil Carlos, fez a abertura do evento (Foto: Edson Costa)

Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 04, no Centro de Treinamento Diocesano de Picos (CTD), o 1° evento “Pauta Municipalista: União e Fortalecimento”, que contou com a participação de prefeitos da região. Promovido pela empresa ATTIVA – Planejamento, Consultoria e Assessoria, o evento teve o apoio da Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI) e dos idealizadores da reativação da Associação dos Municípios da Microrregião de Picos (AMPICOS).

Segundo a proprietária da ATTIVA, Samara Martírios, o evento é importante para que os municípios consigam se fortalecer na busca por benefícios para a sua população. “Unimos os representantes de cada município para que eles possam se ajudar, trocar experiências, pois o trabalho mútuo fará com que eles possam crescer muito mais”, declarou.

Samara também declarou que dessa vez a AMPICOS conseguirá se fortalecer, pois os prefeitos estão conscientes da difícil situação pela qual passa o Brasi. "Entendo que a união é a melhor forma de superar as dificuldades. Eles estão se unindo com os demais para sair dessa situação difícil”, comentou.

O prefeito de São Luís do Piauí, Renato Pio, um dos apoiadores do evento, ressaltou a importância da união dos gestores da região para conseguirem mais verbas e parcerias que venham a beneficiar os municípios. Ele lembrou ainda que sempre está a disposição para a realização de reuniões que visem o fortalecimento dos municípios.

Renato Pio é um dos incentivadores no sentido de que a AMPICOS seja reativada. "Sou sim um dos defensores para que esta associação seja reativada, pois entendo que através dela e da união de todos os colegas prefeitos o municipalismo se fortalece", ressaltou.

O presidente da AMVI, prefeito de Caridade do Piauí Antoniel de Sousa Filho, o Toninho de Caridade, destacou que as associações regionais são importantes devido a dificuldade financeira enfrentada pelo Brasil. “As associações estão sendo recriadas para trabalharmos através de consórcios e não podemos ficar atrás”, declarou.

Toninho de Caridade declarou ainda que os municípios associados a AMVI estão unidos e recebendo assessoria técnica, como na educação, além da luta para restabelecer  os convênios com o governo federal. “Desejo que a AMPICOS também dê certo, pois teremos como lutar e baratear os serviços necessários para administração municipal”, destacou.

O presidente da APPM, prefeito Gil Carlos, declarou que vê com satisfação a criação da AMPICOS e da AMVI, e que é um dos seus objetivos a criação de 12 entidades de representação territorial por todo o Piauí. "Existem as singularidades próprias de cada território desses, então as lideranças desses municípios devem se concentrar em torno dessas peculiaridades, assim teremos um desenvolvimento regional mais acelerado", destacou.

Gil Carlos ressaltou ainda a prosperidade da região de Picos, caracetrizada pelo empreendedorismo. "Tem sua tradição no desenvolvimento de negócios e um evento como esse visa também divulgar as potencialidades de todos os municípios", comentou.

Dentre os palestrantes do dia estava o deputado federal Júlio César (PSD) que se disse conhecedor das dificuldades pelas quais passam os prefeitos, por já ter sido gestor municipal. Ele frisou que o municipalismo é uma das suas principais bandeiras desde a sua primeira eleição para o Congresso Nacional em 1994. “Nós temos outro projeto que é o de criar uma Zona Franca no município de Picos a exemplo do que existe em Manaus – AM”, comentou.

O consultor da Confederação Nacional dos Municípios, atuarista Sérgio Aureliano, destacou em sua palestra como temática principal a legislação tributária, além das lutas pelo FPM e as pautas que os municípios lutam junto ao Congresso Nacional.

Participaram do evento o vice-presidente da APPM, Jonas Moura (Água Branca), Toninho (Caridade), Edilson Brito (Vila Nova), Barroso Neto (Santa Cruz), Renato Pio (São Luís do Piauí), GD (Jacobina), Chico Pitu (Marcolândia), Agenilson Dias (Patos), João Vianney (Caldeirão Grande), Wesley Gonçalves (Aroeiras do Itaim), Edvardo Rocha (Sussuapara), Nonato Alencar (Francisco Macedo), Valdinar Silva (Padre Marcos), Neném de Edite (Jaicós), Zé Ulisses (Simões), Chico Carvalho (Massapê), Paulo Lopes (Itainópolis), Erivelto Barros (Bocaina), Jorismar Rocha (Alagoinha), Ademar Carvalho (Belém do Piauí), Mércia Abreu (São João da Canabrava), Maria José (Santana do Piauí), Neim (Campinas), Adailzo Ferreira (vice de São José do Piauí) e o vereador José Rinaldo Cabral Filho, o Rinaldinho (PMDB), representando o Pe. Walmir Lima (PT), e ainda, advogados, vice-prefeitos e vereadores.

 

Fotos e Texto: Folha Atual

 

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2017 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.