Picos(PI), 22 de Outubro de 2017
Geral
Delegacia especializada vai combater crimes contra o meio ambiente
O governador inaugurou a primeira Delegacia do Meio Ambiente e entregou veículos do programa Pró-Cerrado
Em 10/08/2017 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

(Foto: Reprodução)

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta quinta-feira (10), a primeira Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do estado, no Parque Potycabana, em Teresina. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual entregou a reforma e ampliação do Centro de Educação Ambiental e veículos para ações do Pró-Cerrado no Piauí.

A Delegacia Especializada em Crimes Ambientais é fruto de parceria entre as secretarias de Estado do Meio Ambiente e Segurança.

Para o secretário da Segurança, Fábio Abreu, a delegacia vai cumprir um importante papel na segurança pública do estado. “Essa unidade tem a função principal de preencher essa lacuna que existia com relação à questão do meio ambiente. Nós temos outras unidades especializadas, como é o caso do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, mas que não tinha o complemento das ações deste batalhão, no que se refere à polícia e judiciário, daí a importância dessa delegacia ser instalada para agir, integrada com essas unidades”, explicou o gestor.

As unidades policiais militares e os órgãos de defesa do meio ambiente, em todos os âmbitos da Administração Pública, deverão encontrar na delegacia uma forma integrada de atuação. A partir de agora, órgãos, como a  Polícia Rodoviária Federal (PRF), terão o apoio da Delegacia Ambiental na resolução de crimes contra ao meio ambiente ocorridos ou identificados no estado.

“Até então, o estado do Piauí não possuía uma delegacia especializada em combate a crimes ambientais e isso é muito importante, a partir de agora, termos uma delegada e uma equipe técnica preparada para combater esse tipo de crime. Sabemos que o Piauí é uma rota importante de tráfico de animais silvestres, de transporte irregular de madeiras e de desmatamento ilegal”, pontuou o secretário do Meio Ambiente, Ziza Carvalho.

Capacitação

Para a especialização dos policiais destacados para a Delegacia Ambiental, o Governo do Estado possibilitou o intercâmbio com polícias de outros estados como Pará e Mato Grosso para promover a qualificação antes da instalação da unidade.

Pró-Cerrado

Na solenidade de inauguração da delegacia, o governador entregou veículos do Pró-Cerrado, Programa de Combate ao Desmatamento e Queimadas na Região do Cerrado Brasileiro, bioma encontrado no Sul do Piauí. “Esse programa tem recursos do Banco Mundial em que se trabalha no combate ao desmatamento e à prevenção a queimadas na região que mais expande a fronteira agrícola no Piauí”, explicou Ziza Carvalho.

Entre os municípios piauienses que foram contemplados com ações do programa de preservação do Cerrado estão Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Palmeira do Piauí, Currais e Santa Filomena. Eles serão beneficiados com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) pela Semar e com o treinamento de brigadistas que contarão com estrutura de equipamentos de proteção individual, veículos - como caminhonetes e motos - e outros itens de combate e prevenção de queimadas e de desmatamento ilegal.

“Eu destaco que nessa área ambiental a gente comemorar essa parceria que permite com o Pró-Cerrado a presença de patrulhas que vão atuar na área preventiva no combate ao desmatamento ilegal, a incêndios. É preciso pensar em cuidados que protejam a natureza o ecossistema naquela região”, concluiu o governador Wellington Dias..

CCOM PI

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2017 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.