Picos(PI), 18 de Junho de 2018
Cidades
Prefeitura de Santana implanta sistema de abastecimento de água na zona rural
Oito famílias que residem na comunidade Serra do Tanque foram beneficiadas com a ação
Em 24/08/2017 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

Prefeita Maria José e agricultores (Foto: Ascom)

Ter água potável caindo diretamente da torneira parece ser uma realidade comum nos dias atuais. Mas para oito famílias que residem e/ou possuem propriedades rurais na Comunidade Serra do Tanque, zona rural de Santana do Piauí, ela começa agora.

Na manhã desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos implantaram o sistema de abastecimento de água na localidade. A rede composta de 2.200 metros de canos levará água encanada para as famílias santanenses que comemoraram a iniciativa do poder público.

Para o agricultor aposentado, Francisco Firmino de Sousa, que há 25 anos possui uma propriedade rural na comunidade, a chegada da água encanada representa tempos de avanços.

"Isso é importante demais, ter água encanada em casa era algo que já buscávamos há muito tempo. A prefeita Maria José fez algo muito bom para nós. Vamos agora é trabalhar, pois com água tudo fica mais fácil.  Em uns tempos mais atrás ou a gente comprava água ou trazia de Santana", afirmou Francisco Firmino de Sousa.

Francisco Firmino de Sousa

Francisco da Cruz Araújo é outro morador que compartilha da alegria de ter água em casa. Ele fala que para ter acesso a água potável era necessário comprá-la.

"Era muito difícil para nós porque nossa área é vinculada a Santana e o município de Picos não abastecia aqui com o carro-pipa. Então comprávamos água, o que muita gente nem tinha como comprar. Mas agora com esta ação da prefeita vai melhorar muito para nós", disse o agricultor.

Francisco da Cruz Araújo

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP), lembrou que a implantação do abastecimento de água para as famílias santanenses foi possível graças à parceria com o prefeito de Picos, Padre Walmir Lima (PT) que disponibilizou o recurso hídrico de um poço artesiano administrado pelo município picoense.

"É gratificante quando conseguimos transformar para melhor a vida do povo santanense. Esta ação representa muito para estas oito famílias que tinham acesso a água potável com dificuldade e a partir de hoje esta cena não mais se repetirá. É preciso também agradecer a parceria com o prefeito Padre Walmir que concedeu água do poço de Picos para abastecer as famílias santanenses", frisou a prefeita.   

O secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, explicou que o material utilizado para a implantação da rede de água foi custeado pela Prefeitura de Santana do Piauí. Segundo ele, os próprios beneficiários também somaram esforços e ofereceram  todo auxílio durante o processo de encanação.

"Foi uma solicitação dos moradores de Santana que sofriam bastante sem água e eles se uniram e foram pedir a prefeita e ela prontamente atendeu esse pedido. Os beneficiários se encarregaram de cavar as valetas para abrigar a encanação e a prefeitura comprou todo o material de encanamento. Concluímos uma ação muito importante e os agricultores estão muito felizes com o benefício. É só ver no rosto a felicidade deles, enfatizou o secretário.

Ascom

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.