Picos(PI), 21 de Junho de 2018
Cidades
Desfile cívico de 7 de setembro é realizado pela primeira vez em Santana do Piauí
O evento reuniu centenas de pessoas
Em 08/09/2017 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

(Foto: Ascom)

Nos seus 25 anos de emancipação política, Santana do Piauí vivenciou nesta quinta-feira (07) o 1° Desfile Cívico em alusão ao Dia da Independência do Brasil. Ação da Prefeitura Municipal com apoio das diversas secretarias, o evento reuniu centenas de pessoas na Praça São Pedro, palco central da festa patriota, que acompanharam com aplausos a passagem dos pelotões.

Participaram do ato cívico a deputada estadual Belê Medeiros (PP), o deputado estadual Pablo Santos (PMDB), a prefeita do município Maria José (PP), vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada.

A programação alusiva ao “7 de Setembro” teve início às 6h00 com a XI Cavalgada de Santana do Piauí.  Os vaqueiros locais e de outras cidades da região, participaram de um café comunitário no Povoado Barro, e às 8h00 seguiram em cavalgada até a sede urbana da cidade.

Em meio ao trajeto que percorreu comunidades rurais, a vaqueirama dedicou aboios a personalidades santanenses. Em seguida, às 10h00, foi realizada a Missa do Vaqueiro.

O Desfile Cívico

Dando continuidade às atividades, às 16h30min, a prefeita Maria José (PP) ao lado do irmão do prefeito Chico Borges, Neli Borges, o comandante do GPM de Santana do Piauí, tenente Gomes e a deputada Belê Medeiros (PP) fizeram o hasteamento das bandeiras. Posteriormente, em carro aberto, a gestora e o tenente fizeram a vista dos pelotões, concentrados na Rua Deusidério Borges.

O Desfile foi aberto pela Secretaria de Educação, onde desfilaram a comunidade educativa da rede municipal e estadual. Com temas diversos foi destacado a cultura local, a economia, a história política e a religiosidade.

O segundo pelotão a se apresentar foi a Secretaria de Saúde que contou com a participação dos profissionais que atuam no setor. Seguido esteve a Secretaria de Assistência Social que destacou os projetos sociais desenvolvidos e seus usuários.

A quarta secretaria a desfilar foi a de Administração acompanhada da Finanças, que também trouxe seus colaboradores para o Desfile e seus respectivos departamentos. A Secretaria de Agricultura deu ênfase aos produtos cultivados pelos agricultores santanenses. A última pasta a desfilar foi a Secretaria de Obras.

O evento ainda contou com o desfile de soldados do 3° Batalhão de Engenharia e Construção, o Pelotão Mirim da Polícia Militar, a frota de veículos e os vaqueiros.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP), comemorou o resultado do Desfile afirmando que no decorrer de seu mandato a iniciativa será mantida.

“Vivemos um momento histórico, ficará na mente do povo de Santana do Piauí, no coração. Tudo o que realizamos desde as primeiras horas do dia, onde a população atendeu nosso chamamento, nossos funcionários, alunos. Assistimos a um dos maiores atos cívicos já realizado neste município e neste momento de grande emoção só temos a agradecer a Deus, nossos colaboradores, todos que participaram”, enfatizou a prefeita.

A servidora da Secretaria Municipal de Administração, Vanessa Macêdo, caracterizou o desfile como memória histórica e símbolo para o desenvolvimento do município.

“Realmente Santana do Piauí está de parabéns!  Cheguei aqui nesse lugar  no ano de 89, vindo de São Paulo, juntamente com meus pais na época era Saco do Engano .Vi a cidade ser emancipada e posso dizer que nesses 28 anos que moro nesse lugar nunca tinha visto algo tão importante para o desenvolvimento da mesma”, disse a servidora.

Homenagem ao prefeito Chico Borges

Durante a programação alusiva ao Dia da Independência do Brasil várias homenagens foram rendidas ao prefeito eleito de Santana do Piauí, Francisco Borges, mais conhecido por “Chico Borges” (in memoriam). Vítima de um acidente automobilístico, Chico Borges veio a óbito no dia 1° de janeiro, data que seria empossado para o cargo de gestor da cidade.

As homenagens organizadas pela Prefeitura de Santana do Piauí e pela assessora de governo, Zenaide, emocionaram os santanenses. A primeira delas ocorreu na Cavalgada quando os vaqueiros vestidos em uma camisa que estampava o rosto do prefeito Chico Borges cavalgaram pela cidade dedicando vários aboios aos seus feitos enquanto personalidade pública e rememorando suas características pessoais.

Mas, o momento mais marcante ficou para o Desfile Cívico, quando na ocasião os vaqueiros, figura a qual o prefeito tinha estima e sempre ofereceu apoio, trouxeram para o centro da solenidade um banner com a imagem de Chico Borges. As marchas dos cavalos foram acompanhadas por um repente inédito cantado pelo poeta Zé da Luz.

Para a sobrinha de Francisco Borges e secretária de Administração, Ionara Holanda, as homenagens soam como conforto para a família e demonstram que sua passagem terrena permanece como lembrança forte na vida da população local.

“Nos sentimos acalentados, são momentos que acalmam o nosso coração, pois vemos que a memória do prefeito Chico Borges, meu querido Tio Chico continua muito presente nos santanenses. Nos sentimos fortalecidos, confortados. Ele deixou uma marca muito e positiva nesta terra”, frisou Ionara Holanda.

Ascom

 

 

 

ASCOM

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.