Picos(PI), 17 de Dezembro de 2017
Cidades
Saúde de Santana realiza ações do Hiperdia na zona urbana
Campanha, que assiste hipertensos e diabéticos, segue até meados de outubro
Em 22/09/2017 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

(Foto: Ascom)

A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Piauí iniciou na última segunda-feira (18), na Unidade Básica Isaac Borges, centro da cidade, uma campanha para acompanhamento especializado de hipertensos e portadores de diabetes mellitus que fazem parte do Programa Hiperdia.

Na sede urbana do município cerca de 320 pessoas sofrem destas patologias crônicas e a partir do diagnóstico passam a serem acompanhadas pelos profissionais de saúde. A previsão é que a campanha do Hiperdia seja desenvolvida junto ao público-alvo até meados de outubro do ano em curso.

Segundo a enfermeira da UBS Isaac Borges, Maria Teresa, foi adotada como estratégia de acompanhamento e atendimento dos hipertensos e diabéticos a triagem por microárea do Agente Comunitário de Saúde (ACS).

"Temos um número considerável de hipertensos e diabéticos. Por essa razão adotamos realizar os atendimentos em dias específicos por setor do ACS, ou seja, naquela área do Agente são convocadas as pessoas que são hipertensas e diabéticas para ser aferida a pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação das medidas antropométricas. O objetivo é assistir melhor este público com ações centralizadas", afirmou a enfermeira.

Maria Teresa acrescentou ainda que mediante a realização dos procedimentos sejam registrados índices que fujam do considerado normal/ aceitável para a saúde do paciente, este será encaminhado para o médico e/ou nutricionista dependendo da necessidade para uma avaliação e orientação especializada.

Em se tratando dos hipertensos e diabéticos acamados, estes também estão sendo assistidos com as visitas domiciliares realizadas pelos profissionais de saúde. 

ASCOM

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2017 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.