Picos(PI), 22 de Outubro de 2017
Saúde
Piauí pode ter até 600 casos de câncer de mama este ano, revela Inca
No país, 420 mil pessoas poderão ter câncer em 2017
Em 09/10/2017 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

(Foto: Reprodução)

As estatísticas do Instituto Nacional do Câncer mostram que 14 mil mulheres irão a óbito em virtude do câncer de mama no Brasil este ano. No país, 420 mil pessoas poderão ter câncer em 2017, sendo que destes, 60 mil serão casos de câncer de mama.

Ainda de acordo com o Inca, no Piauí, esse número pode chegar a 630 casos. Levando em consideração estes dados, o vereador Luiz Lobão chamou a atenção dos parlamentares na Câmara Municipal de Teresina para a importância das ações de prevenção do Outubro Rosa.

De acordo com o vereador, os números em relação a esta patologia vêm crescendo assustadoramente, e é necessário que as mulheres sejam alertadas para a importância do diagnóstico precoce da doença para a eficiência do tratamento, bem como aumentar as chances de cura.
 
“Como médico tive uma surpresa um tanto negativa esse mês ao diagnosticar uma paciente  de 40 anos de idade com câncer de mama. A mesma paciente tinha feito todos os exames em fevereiro de 2015, quando estava tudo normal. E agora, voltou ao consultório, e depois de uma bateria de exames de rotina, foi diagnosticado um nódulo na mama. Por isso chamo a atenção das mulheres para a importância do cuidado com o seu corpo, do autoexame, de hábitos de vida saudáveis, de visitar regularmente o médico, pois no tocante especificamente ao câncer de mama, o diagnóstico precoce aumenta e muito as chances de cura”, disse.

O vereador Luiz Lobão chamou também a atenção das autoridades de saúde para a questão da burocracia no processo entre a finalização do diagnóstico definitivo e início efetivo do tratamento contra o câncer de mama na rede pública de saúde. “Como profissional de saúde eu sei que a demora na realização de exames é um dos principais fatores de atraso do início do tratamento do câncer de mama. Por isso, é importante também o poder público se sensibilizar para esta causa, pois ainda é muito comum mulheres chegaram com tumores avançados nos consultórios, pois não puderam investir em prevenção, diminuindo assim as chances de cura e de ter um tratamento menos agressivo”, alertou.

Cidade Verde

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2017 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.