Picos(PI), 22 de Outubro de 2017
Geral
Enfermeiros protestam contra decisão do CFM
Aproximadamente cem profissionais percorreram as principais ruas de Picos
Em 11/10/2017 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

(Foto: Liliane Dantas)

Na manhã de ontem,10, enfermeiros promoveram uma manifestação nas principais ruas de Picos contra a decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM), que impede a categoria de realizar exames básicos, como pré-natal para gestantes, administração de vacinas e a prevenção do câncer do colo de útero.

A manifestação reuniu profissionais, estudantes e professores dos cursos de enfermagem da cidade e se concentrou em frente ao Hospital Regional Justino Luz (HRJL)

Vestidos de preto, em luto ao direito básico á saúde pública e pelo fim da assistência profissional dos enfermeiros à população, que segundo a categoria serão os mais prejudicados.

Segundo a enfermeira, Conceição Portela, a decisão do Conselho de Federal Medicina foi um verdadeiro retrocesso ao SUS e contra o Ministério da Saúde, todos os procedimentos que a enfermagem fazia, que agora serão realizados por profissionais da medicina.

 “A população vai reduzir o acesso as consultas e exames, porque os médicos se detém muito na consulta e na doença”, alertou a enfermeira.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) se posicionou contra a liminar que impede a solicitação de exames por enfermeiros. De acordo com a entidade, a medida – resultado de uma ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) – afeta a atenção básica, e pode agravar epidemia de sífilis no Brasil.

Texto e Fotos: Liliane Dantas

Edição: Jesika Mayara

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2017 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.