Picos(PI), 20 de Junho de 2018
Cidades
Outubro Rosa inspira atividades de prevenção ao câncer de mama em Sussuapara
O câncer de mama é o segundo mais comum no Brasil e é o tipo de câncer que mais causa a morte de mulheres no país
Em 31/10/2017 por João Paulo
Tamanho da fonte - +

As atividades foram realizadas nas cinco unidades de saúde do município (Foto: João Paulo)

Por João Paulo Leal - Da Redação

Ao longo dos 31 dias do mês de outubro, o mundo inteiro se volta para mobilizações em torno da conscientização sobre a prevenção, a importância do diagnóstico precoce e o acesso aos tratamentos do câncer de mama, o chamado “Outubro Rosa”. Em Sussuapara não foi diferente e todas as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) promoveram atividades em suas respectivas regiões e, assim, disseminar as informações.

As atividades, realizadas nas cinco unidades de saúde do município foram coordenadas pelas enfermeiras, Rayla Nascimento Leal, Adelane Silva Rocha, Valdenice Policarpo Arraes, Joelma Barros de Sousa e Marionete de Moura Luz, tendo ainda o apoio dos médicos, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. “As pessoas não gostam de falar sobre essa doença, mas o diálogo e o conhecimento são peças-chave no combate”, destacou o secretário de Saúde do município, Naydelton Moura, que também elogiou a iniciativa das enfermeiras.

O câncer de mama é o segundo mais comum no Brasil (atrás somente do câncer de pele) e é o tipo de câncer que mais causa a morte de mulheres no país. No entanto, se descoberto em fase inicial, a taxa de cura chega a 95%. Praticar atividade física durante 30 minutos por dia pode diminuir em 20% o risco de desenvolver o câncer de mama. Estudos médicos afirmando que a atividade física ajuda inclusive a reduzir os efeitos colaterais de quem está passando por tratamento e ainda a evitar a reincidência da doença.

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.