Picos(PI), 21 de Junho de 2018
Cidades
Santana do Piauí recebe visita de equipe do PMAQ
Duas avaliadoras visitaram as UBS's situadas no município
Em 03/11/2017 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

Visita a UBS Isaac Borges (Foto: Ascom)

O município de Santana do Piauí recebeu na manhã desta quarta-feira (01) a equipe técnica de avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) vinculado ao Ministério da Saúde. A ação tem por objetivo avaliar os serviços de saúde ofertados em todo o país, tendo como parâmetro a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS), além das condições físicas dos equipamentos e disponibilização de medicamentos.

A equipe avaliadora ainda ouve a população local numa tentativa de aferir a satisfação dos usuários.

Em Santana do Piauí, a equipe formada por duas avaliadoras inspecionaram as UBS’s: Issac Borges, localizada na zona urbana, e Francisco Pereira de Brito, situada na Comunidade Barro, zona rural da cidade. Os profissionais que atuam no setor receberam a comissão do PMAQ, fornecendo todas as informações necessárias.

A Coordenadora da Atenção Básica de Santana do Piauí, Valéria Albuquerque, destacou que o município vem de um histórico mediano em relação às avaliações do PMAQ, atingindo uma nota negativa. Segundo ela, o quadro incentivou a gestão adequar-se aos critérios exigidos para que o resultado final seja positivo.

“Santana do Piauí possui uma avaliação ótima e outra ruim. Por essa razão a atual gestão tem se preparado há meses para receber a equipe de avaliação do Programa com o objetivo de melhorar resultados. Os profissionais também se dedicaram bastante na promoção de ações e na busca de oferecer um serviço de qualidade à população”, assegurou a coordenadora.

A Atenção Básica de Santana do Piauí conta hoje com duas equipes de Saúde formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e comunitários de saúde, além de atendimentos nas especialidades de Pediatria, Psiquiatria e Cardiologia.

Valéria Albuquerque disse ainda que a nota é dada pelo Ministério da Saúde e que todos os critérios foram atendidos. Um resultado satisfatório implica a destinação de mais recursos para o município. A nota deverá ser divulgada em 2018. 

ASCOM

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.