Picos(PI), 16 de Janeiro de 2018
Cidades
Prefeito Baiá solicita equipe itinerante para realizar cadastramento biométrico em Campo Grande do Piauí
Eleitores de 41 municípios do Piauí estão sendo atendidos em caráter de mutirão
Em 07/11/2017 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

Prefeito Baiá (Foto: Cidades na Net)

 

 
Com o objetivo de garantir maior acessibilidade dos eleitores à Justiça Eleitoral e facilitar o processo de cadastramento biométrico, o prefeito de Campo Grande do Piauí, João Batista de Oliveira (Baiá), está solicitando uma equipe itinerante do Cartório Eleitoral para realizar a revisão eleitoral com coleta de dados biométricos na sede do município.

O município de Campo Grande do Piauí, que integra a 19º Zona Eleitoral, sediada em Jaicós, possui 4.891 eleitores inscritos e está situado a 33 km da cidade de Jaicós. De acordo com o prefeito, o deslocamento dos eleitores para Jaicós causa um maior desconforto, sendo então necessária a equipe para atender no próprio município. “O deslocamento para a cidade de Jaicós causa um maior desconforto para a população. Na cidade seria um mutirão onde todos poderiam participar e assim seria facilitado esse trabalho que é de todos, da Justiça Eleitoral, do Poder Público e da população em geral. É muito importante que a população tenha conhecimento da importância da biometria e que ninguém seja prejudicado com a perda do título. O poder público dará todo o apoio e contribuirá no que for necessário” disse o prefeito.

Segundo o gestor, a prefeitura está preparada para oferecer todo o suporte para a realização dos atendimentos no município. “Fizemos a parceria com a Justiça Eleitoral, vamos oferecer as condições, já cedemos funcionários da prefeitura e esperamos que a parceria proceda para que possamos realizar esse trabalho na cidade de Campo Grande, pois para trazer os eleitores para o município de Jaicós será mais difícil e dispendioso. A prefeitura está preparada para oferecer todo o suporte para que o eleitor não deixe de fazer sua biometria” disse o gestor.

Eleitores de 41 municípios do Piauí estão sendo atendidos em caráter de mutirão. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), realizou o lançamento oficial do mutirão em solenidade realizada nessa segunda-feira (06), na Câmara de Vereadores do município de Jaicós, sede da 19ª Zona Eleitoral, que compreende, também, os municípios de Massapê do Piauí e Patos do Piauí.

Durante a solenidade, a presidente do Comitê Gestor da Biometria, Silvani Maia, destacou a importância da parceria entre a Justiça Eleitoral e as Prefeituras Municipais, visando oferecer maior acessibilidade do eleitor e aumento nos percentuais de coleta de dados biométricos, a partir de estratégias como o aumento na capacidade de atendimentos diários, que a partir de hoje passa a ser de 400 eleitores por dia, e a descentralização do atendimento aos municípios.

 “Agradeço ao apoio dos senhores e senhoras a esse grandioso projeto e nos colocamos à disposição para instalação dos postos de recadastramento nos municípios onde as Prefeituras tiverem as condições de disponibilizar a infraestrutura necessária. Nós sabemos que o eleitor tem dificuldade de deslocamento e a Justiça Eleitoral tem se colocado à disposição para facilitar esse acesso. Esse projeto é do interesse de todos, de toda a nação”, disse Silvani Maia.

O juiz eleitoral da 19ª ZE, Franco Morette Felício de Azevedo, que também participou da solenidade, disse que o objetivo é que os municípios recebam a ação itinerante e que será feito um estudo de viabilidade. “Mas, para isso, serão feitos estudos de viabilidade em cada município, que vai analisar as condições necessárias para se oferecer esse atendimento à população fora do Cartório Eleitoral. Como o mutirão funciona em dois turnos, manhã e tarde, e com um número razoável de pessoas, acredita-se que 30 dias será o suficiente para atender todo o eleitorado de cada um desses municípios. De toda forma, mesmo sendo essa programação prevista, é importante que as pessoas façam o quanto antes a biometria, que já está sendo realizado aqui na sede. E quem não puder, por algum motivo, espere, então, o deslocamento até os seus municípios” ressaltou o magistrado.

O recadastramento biométrico é um procedimento obrigatório. O eleitor que não comparecer terá o título eleitoral cancelado. Para realizar o recadastramento biométrico o eleitor deve levar o título eleitoral e os originais e cópias de documento de identidade com foto e do comprovante de endereço.

Cidades na Net

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.