Picos(PI), 18 de Dezembro de 2017
Cidades
Atividades de prevenção marcam o Novembro Azul em Sussuapara
O objetivo é sensibilizar o público masculino para se prevenir de doenças como câncer de próstata, diabetes e hipertensão arterial.
Em 30/11/2017 por Redação
Tamanho da fonte - +

Segundo o Ministério da Saúde, os homens apresentam maior mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos de vida (Foto: Divulgação)

Por João Paulo Leal – Da Redação

Atividades de orientação sobre a prevenção da saúde do homem marcaram o “Novembro Azul” em Sussuapara e durante a manhã de ontem, dia 29, a Secretaria Municipal de Saúde fez a culminância do projeto reunindo várias pessoas na Unidade Básica de Saúde de Novo Paquetá, com o objetivo de sensibilizar o público masculino para se prevenir de doenças como câncer de próstata, diabetes e hipertensão arterial.

A abertura contou com a presença de várias autoridades do município, como o vice-prefeito Naerton Moura, o presidente da Câmara, Francisco das Chagas Moura e os vereadores, Badim e Antônio Ramiro. As atividades educativas e de prevenção tiveram o auxílio dos profissionais da saúde do município, como enfermeiras, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e ainda o médico Abel de Barros Araújo e o dentista José Domingos Filho.

Durante o evento foram realizadas consultas médicas com triagem para realização de exames do PSA, coleta de sangue para PSA (próstata), imunização, rastreamento do câncer de boca, bochecho fluoretado, aferição da pressão arterial, teste de glicemia e palestra educativa com orientações sobre os riscos e meios de prevenção.

O vice-prefeito Naerton Moura explicou que o mês de novembro é um período de intensificação à saúde do homem, mas este público deve procurar os serviços durante todo o ano. “O nosso objetivo não é somente a prevenção do câncer de próstata, mas chamar os homens a comparecerem aos nossos postos de saúde para a prevenção da saúde como um todo” – destacou.

Segundo o Ministério da Saúde, os homens apresentam maior mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos de vida. Vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol e pressão arterial elevada, além de maior tendência à obesidade. Eles também apresentam mais resistência a procurar cuidados médicos e a realizar atitudes preventivas. “É importante que os homens mudem essa conduta, começando a ir ao médico sempre que necessário, passando por consultas e exames, sem tabus” – ressaltou.

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2017 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.