Picos(PI), 18 de Dezembro de 2017
Saúde
Aumenta procura por vacina HPV em Picos
Para a coordenadora de imunização do município a busca tem sido satisfatória
Em 06/12/2017 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

(Foto: Reprodução)

A prevenção do câncer de colo de útero e outras doenças relacionada à infecção pelo HPV por meio da vacinação é prioridade do Ministério da Saúde e, dessa forma, a vacina HPV quadrivalente passou a fazer parte da rotina pública em 2014, inicialmente para meninas de 11 a 13 anos de idade.

De acordo com a coordenadora municipal de vacinação de Picos, Valdivânia Pacheco, no início da imunização a demanda não era tão grande.

“A procura aumentou muito há um ano e meio, devido a divulgação na mídia. A cobertura em Picos tem sido bastante satisfatória, tanto por parte dos adolescentes do sexo feminino como do masculino. A vacina é destinada para as adolescentes de 09 a 14 anos 11 meses e 29 dias e para os adolescentes de 11 a 14 anos 11 meses e 29 dias”, explicou a coordenadora.

A vacina é contraindicada para pessoas fora desta faixa etária, porém em agosto deste ano houve uma ampliação da faixa etária, onde pessoas até 26 anos poderiam ser imunizadas.

“Quem já tomou a primeira dose dessa vacina na faixa etária de 15 até 26 anos poderá comparecer aos postos para receber as doses seguintes da imunização”, disse Valdivânia.

Ainda de acordo com a coordenadora, o Ministério da Saúde enviou doses suficientes para uma cobertura da população picoenses. A imunização poderá ser feita nos postos de saúde que possuam sala de vacinação.

 

 

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2017 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.