Picos(PI), 23 de Fevereiro de 2018
Social
Empresário Lourival Dantas morre aos 92 anos em Teresina
Entidades e instituições picoenses manifestam pesar pelo falecimento de um dos pioneiros do comércio local
Em 14/12/2017 por João Paulo
Tamanho da fonte - +

Lourival Dantas, 92 anos. (Foto: Fotomontagem-Arquivo da família)

O empresário Lourival Leopoldino Dantas morreu no início da noite de ontem, quarta-feira (13), na capital do Estado, Teresina. Com 92 anos de idade e com a saúde já debilitada pela idade, ele estava internado há algum tempo no Hospital de Terapia Intensiva (HTI), onde veio a falecer devido à falência múltipla dos órgãos.

O corpo de Lourival Dantas deve chegar a Picos na manhã de hoje, quinta-feira, onde será velado em sua residência na Rua São Sebastião, nº 1510, Bairro Canto da Várzea. A tarde será celebrada uma missa de corpo presente, provavelmente na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus. O sepultamento está previsto para ocorrer no final da tarde no Cemitério São Pedro de Alcântara.

De família tradicional da região de Picos, Lourival Dantas é tio do ex-prefeito e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Kleber Eulálio e do empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Picos, Waldson Monteiro Neiva Eulálio, o “Sonzinho Eulálio”.

Proprietário da antiga “Casa Liana”, Lourival Dantas foi um dos pioneiros do comércio picoense, consolidando-se também como um dos maiores comerciantes da região de Picos, empregando centenas de funcionários e colaborando com o desenvolvimento econômico do Centro-Sul do Estado.

Na política, ele foi um dos fundadores na década de 1960 do antigo MDB, que deu origem ao PMDB. Em 1982 se lançou candidato a vice-prefeito de Picos na chapa encabeçada pelo médico Oscar Eulálio, mas a dupla não conseguiu êxito no processo eleitoral. Desde então ele se manteve filiado ao PMDB, mas se abstendo de disputar cargos eletivos.

A Câmara Municipal de Picos e a Associação Comercial e Industrial da Grande Picos divulgaram notas lamentando a morte de Lourival Dantas.

NOTA DE PESAR DA CÂMARA MUNICIPAL DE PICOS À FAMÍLIA DE LOURIVAL LEOPOLDINO DANTAS

“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido” – (Salmos 34:18)

A Câmara Municipal de Picos, através do Excelentíssimo Senhor presidente, vereador Hugo Victor Saunders Martins, vem a público expressar votos de pesar pelo falecimento de Lourival Leopoldino Dantas, ocorrido em 13 de dezembro de 2017, em Teresina (PI).

O Poder Legislativo picoense, com imensa tristeza, neste momento de amargura, em que a falta de uma pessoa querida deixa um vácuo em nossas vidas, se solidariza com familiares e amigos deste grande homem, que como comerciante de sucesso, gerou emprego e renda, contribuindo com o desenvolvimento e progresso do nosso município, ao mesmo tempo em que decreta luto oficial pelo período de três dias.

Picos (PI), 13 de dezembro de 2017.

Ver. Hugo Victor Saunders Martins
Presidente da Câmara Municipal de Picos


ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DA GRANDE PICOS (ACINPI) PRESTA SUA HOMENAGEM AO EMPRESÁRIO LOURIVAL DANTAS

“Foi com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do amigo Lourival Dantas, ocorrido ontem, em Teresina. Seu Lourival nasceu no dia 25 de abril de 1925, no município de Jaicós. Era o terceiro filho dentre os 11 filhos do casal Ricardo Cassiano Dantas e Eudóxia Rosa Dantas. Seus estudos foram realizados através de preceptores que frequentava na Fazenda Angico Branco, de propriedade de seus país.

Determinado e perseverante desde muito jovem destacou-se pelo seu dom para o comércio, iniciando suas atividades em Itainópolis como funcionário no comércio de seus tios, depois veio para Picos onde seu pai  abriu uma empresa para ser gerenciada em sociedade  com mais  dois de seus irmãos.

De posse de um pequeno capital tornou-se empreendedor, instalando em Picos sua tão sonhada empresa. Em seguida, enveredou no ramo de máquinas e implementos agrícolas, onde encontraria sua estabilidade financeira sendo reconhecido posteriormente por todo o Piauí como pioneiro na área.

Ainda na juventude casou-se com a jovem Maria Neiva Eulálio, conhecida por Mariolita e com ela teve cinco filhos: Lourival Filho, Luciano, Liana, Leônia e Lélia Eulálio Dantas. Além dos filhos, seu Lourival deixa o legado e a saudade para os genros, netos e bisnetos.

Aos familiares de Lourival Leopoldino Dantas, nossos mais sinceros pêsames e a ele o nosso eterno agradecimento pela contribuição ao desenvolvimento de nossa grande região de Picos”.


Associação Comercial e Industrial da Grande Região Picos – ACINPI
Diretoria

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.