Picos(PI), 17 de Janeiro de 2018
Cidades
Prefeitos discutem rumos da gestão pública em meio a crise financeira
Palestras e debates acalorados marcaram o Encontro Municipalista 2017
Em 18/12/2017 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

(Foto: Ascom)

Palestras e debates acalorados marcaram o Encontro Municipalista 2017: por uma gestão eficiente em tempos de crise financeira. O evento que reuniu prefeitos, secretários municipais, assessores jurídicos e contábeis foi realizado nesta sexta-feira (15), de 08h às 13h, no auditório do Clube da OAB-PI, Seccional Picos, no bairro Belo Norte.

Participaram do Encontro os prefeitos de São João do Piauí, Gil Carlos (PT), prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP), prefeito de São José do Piauí, Netão Bezerra (PMDB), prefeito de Aroeiras do Itaim, Wesley de Deus, prefeito de Uruçuí, Dr. Wagner (PROS), além de representações dos municípios de Caldeirão Grande do Piauí e Picos , além do deputado federal, Severo Neto (PMDB).O Encontro Municipalista 2017 foi organizado pela Innova Consultoria em parceria com a Associação Piauiense de Munícipios (APPM), Sebrae-PI, OAB-PI e a Prefeitura de Santana do Piauí.

Segundo a comissão organizadora do evento, o “Encontro Municipalista 2017: por uma gestão eficiente em tempos de crise financeira” atendeu às expectativas, especialmente no tocante ao fortalecimento dos agentes municipalistas.

“As discussões aqui protagonizadas correspondem à realidade vivenciada atualmente nos municípios, de recessão da crise econômica que ocasionaram demissões, entre outras situações. Termos no evento representações do Sul do Estado demonstra a preocupação que os gestores municipais dão à gestão pública de seus municípios. E aos que aqui não puderam participar devido aos compromissos em suas cidades, especialmente os aniversários, também terão retorno sobre o que aqui foi discutido”, informou a técnica da Innova Consultoria, Valéria Albuquerque.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos (PT) parabenizou a iniciativa e destacou que encontros como estes fortalecem a aproximação dos gestores, bem como surgem ideias para futuras ações a serem implementadas nos municípios.

“É o terceiro encontro que envolve municípios do qual participo. Sabemos a importância da região de Picos e o quanto os gestores tem buscado superar a crise financeira que abate os municípios piauienses. Além do conhecimento também a figura municipalista é fortalecida”, frisou Gil Carlos (PT).

 

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP) foi um dos gestores piauienses que participaram do evento. Segundo ela se tornou indispensável que os municípios empreendam, gerem renda a nível local.

"Os municípios pequenos como o nosso, Santana do Piauí, os recursos vindos do FPM não mais mantém o funcionalismo da gestão pública. Se tornou indispensável buscar formas de empreender nestes locais, gerar desenvolvimento econômico", afirmou a prefeita.             

                                                   

 Palestras

A primeira palestra intitulada “Aplicação dos recursos oriundos dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef)” foi proferida pelo ex-deputado e ex-prefeito de Picos, Kléber Eulálio, atual conselheiro do TCE. Kléber Dantas Eulálio demonstrou de forma sucinta e orientou os gestores como estes recursos deverão ser aplicados na perspectiva do TCE-PI.

A segunda palestra “Captação de recursos em tempos de crise: caminhos para uma gestão pública eficiente”, foi explanada deputado federal Assis Carvalho (PT). Em seguida, o advogado, João Evangelista de Sena Júnior, que representou o procurador jurídico da APPM, Wildson Oliveira, apresentou a terceira temática “Os riscos de inadimplência no sistema auxiliar de informações para transferências voluntárias”.

A quarta e última palestra “Medidas provisórias necessárias para a redução de despesa com pessoal nos municípios” foi exposta pelo presidente da APPM, Gil Carlos e mediada pelo presidente da OAB-PI, Seccional Picos, Franck Bezerra.

 

Marcado pela abordagem de palestras plurais, o evento ainda contou com stands abertos à visitação do público e consultoria personalizada oferecida pelo SEBRAE-PI, destacando como os gestores podem empreender e gerar receita para os municípios. 

ASCOM

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.