Picos(PI), 26 de Maio de 2018
Saúde
Picos: 60% dos casos de hanseníase diagnosticados são de outras cidades
Quase 100 pessoas forma diagnosticadas com a doença este ano
Em 22/12/2017 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

(Foto: Reprodução)

De 01 de janeiro a 15 de dezembro já foram diagnosticados 99 casos de hanseníase em Picos. De acordo com dados da coordenadoria municipal de controle da doença, em 60% dos casos os pacientes são da macrorregião.

“Esses dados trazem para nos um indicador diferenciado. E significa dizer que o bacilo de Hansen não está só em Picos. Precisamos traçar estratégias para o controle da doença em toda a região”, explicou o coordenador de controle a hanseníase de Picos, Gilberto Valentim.

Ainda segundo o enfermeiro, 40 pessoas que residem em Picos foram diagnosticadas com a doença.  Em 2016 o numero menor, com 31 casos diagnosticados.

O coordenador explica que, com o fechamento do balanço anual, observou-se que 31% dos casos quantificados acontecem de forma transmissível. “Temos ainda muitos pacientes com diagnósticos tardios ainda, então precisamos trabalhar as equipes da saúde da família, não somente de Picos, mas da macrorregião para diagnosticar e tratar os pacientes no tempo oportuno e precoce, para quebrar a cadeia de transmissão”, esclarece.

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.