Picos(PI), 17 de Janeiro de 2018
Cidades
Morre Manoel Borges, primeiro prefeito de Santana do Piauí
Como líder político do então povoado Saco do Engano, ele também foi vereador em Picos no período de 1989 a 1992
Em 29/12/2017 por Redação
Tamanho da fonte - +

Manoel Borges foi o primeiro prefeito de Santana (Foto: Reprodução)

Por João Paulo Leal – Da Redação

Morreu na madrugada de hoje, sexta-feira (29), em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Maria, em Teresina, o ex-prefeito de Santana do Piauí, Manoel Borges Sobrinho, aos 79 anos de idade. Ele estava internado naquele hospital desde a última quarta-feira, vindo a falecer devido a complicações causadas pelo Alzheimer, doença que lhe acometia há alguns anos.

De acordo com seus familiares, o velório do corpo de Manoel Borges Sobrinho, que foi o primeiro prefeito de Santana do Piauí, acontecerá em sua residência, localizada na praça São Pedro, no centro da cidade. O sepultamento ocorrerá amanhã, sábado, no Cemitério Santa Ana, após homenagens na Câmara Municipal e missa na igreja matriz. A prefeita Maria José de Sousa Moura decretou luto oficial por três dias em todo o território santanense.

LACUNA NA POLÍTICA SANTANENSE
A morte de Manoel Borges aumenta ainda mais a lacuna na política santanense. Sua trajetória política iniciou na década de 80, quando foi eleito vereador de Picos em 1988, exercendo mandato no período de 1989 a 1992. Como representante político do então povoado Saco do Engano, que integrava a área territorial de Picos, lutou por sua emancipação, que resultou na criação do município de Santana do Piauí. Disputou a primeira eleição e foi eleito em 1992. Na eleição seguinte, em 1996, ele apoiou e elegeu o sucessor, o então vice-prefeito Francisco Manoel de Moura, conhecido por Chiquinho Borges, também já falecido.

Em 2000, Chiquinho e Manoel garantiram a aclamação nas urnas de Deusimar Borges, então vice-prefeito, que foi candidato único. Já em 2004 o candidato do grupo governista foi Valdenilson Dias Borges, filho de Manoel Borges, que foi o primeiro prefeito reeleito de Santana do Piauí, permanecendo no cargo até o final de 2012, quando entregou o cargo para Ricardo Gonçalves, na época seu vice-prefeito. A tradição de eleições sem disputas acirradas em Santana do Piauí foi quebrada no ano passado, quando Francisco Raimundo de Moura, o Chico Borges, venceu o pleito com apenas 9 votos de maioria. Ele morreu em acidente automobilístico horas antes de tomar posse, no dia 1º de janeiro deste ano.

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.