Picos(PI), 22 de Junho de 2018
Saúde
Piauí notifica seis casos suspeitos de febre amarela
Em todo o país o Ministério da Saúde confirmou 723 casos nos últimos oito meses
Em 02/03/2018 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

(Foto: Reprodução)

Dados consolidados pelo Ministério da Saúde divulgados na quinta-feira, 01 de março, apontam que chegou a seis o número de casos notificados de febre amarela no Piauí, do período de 1º julho de 2017 a 28 de fevereiro deste ano, sendo que três foram descartados e outros três ainda estão sendo investigados.

Em todo o país o Ministério da Saúde confirmou 723 casos e 237 óbitos nos últimos oito meses, para efeito de comparação, no mesmo período do ano passado foram confirmados 576 casos e 184 óbitos

Embora os casos do atual período de monitoramento tenham sido superiores à sazonalidade passada, o vírus da febre amarela hoje circula em regiões metropolitanas do país com maior contingente populacional, atingindo 32,3 milhões de pessoas que moram, inclusive, em áreas que nunca tiveram recomendação de vacina. Na sazonalidade passada, por exemplo, o surto atingiu uma população de 8 milhões de pessoas, muito menor que a atual.

No mês passado, a Secretaria de Saúde reforçou a importância para que a população residente nos 57 municípios que fazem divisa com o Estado da Bahia procure unidade de saúde para imunização. Deve ser vacinada a população a partir de 9 meses a 59 anos de idade e para quem deva viajar para aqueles municípios piauienses e ainda para os Estados da Bahia, São Paulo e Minas Gerais. Nisso, a Sesapi disponibilizou 16 mil doses de vacina, que já se encontram nos municípios, sendo que mais 16 mil estavam em estoque.

Recomendação

O Ministério da Saúde tem reforçado a importância da vacinação para a população da Bahia, do Rio de Janeiro e de São Paulo e recomenda que os estados “continuem vacinando até atingir alta cobertura”. Dados preliminares do ministério informam que, até 27 de fevereiro, 5,5 milhões de pessoas foram vacinadas nos três estados, 23,2% do público-alvo da campanha.

De acordo com o ministério, os estados receberam 20,2 milhões de doses da vacina em 2018, até o momento. Foram enviadas 15,7 milhões de doses para implementação da Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela para a Bahia (300 mil), Rio de Janeiro (4.7 milhões) e São paulo (10.7 milhões).

 

Fonte: Meio Norte e Agência Brasil

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.