Picos(PI), 25 de Abril de 2018
Cidades
CTA, Coordenação de Saúde Mental e Vigilância Sanitária participam de ação na Semana da Saúde
A feira teve como objetivo orientar e conscientizar os picoenses sobre os cuidados da saúde
Em 10/04/2018 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

(Foto: CCOM Picos)

A Secretária Municipal de Saúde (SMS), junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), realizou, na manhã de hoje (10), evento em comemoração à Semana Mundial da Saúde. A feira teve como objetivo orientar e conscientizar os picoenses sobre os cuidados da saúde, com uma programação baseada em palestras, testes rápidos de hepatite e glicemia, avaliação odontológica e atividades físicas de alongamento voltadas aos participantes.

Os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS e CAPS AD – participaram da ação, com avaliação para detectar depressão ou falta de memória, jogos e atividades para estimular a mente de pessoas da comunidade e usuários dos CAPS. “Nós procuramos conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde e também interagir melhor com os pacientes do CAPS AD para prevenir e orientar melhor”, ressaltou a coordenadora do CAPS AD, Maria do Amparo.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou testes rápidos de hepatite C no público que participou do evento. “Caso os testes que estão sendo realizados deem positivos, encaminharemos para o CTA para um novo exame e realização do tratamento”, explicou a enfermeira do CAPS AD, Luana Bezerra.

Quem também participou foi a Vigilância Sanitária. Profissionais dessa coordenação ministraram palestra sobre dengue a um público composto por crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Pelotão Mirim, da cidade de Picos.

A feira também teve a participação de estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com testes rápidos de glicemia e aferição de pressão. Além disso, contou com avaliação nutricional, atividades de alongamento com educadores físicos e orientação de saúde bucal, através do SEST SENAT.

Valmir Sousa Moura é usuário do CapsAd e estava participou do evento. Para ele, o momento foi relevante pela qualidade e integração dos atendimentos. “Os profissionais são dedicados e nos atendem muito bem. Graças a eles, estou me cuidando melhor. Estão de parabéns”, considerou.

CCOM Picos

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.