Picos(PI), 22 de Junho de 2018
Saúde
CTA de Picos registra aumento dos casos de sífilis
Os casos saltaram de 08 para 34 em menos de dois meses
Em 06/06/2018 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

CTA de Picos (Foto: Jesika Mayara)

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos, que atende aos municípios da região, registrou um aumento considerável dos casos de sífilis nos cinco primeiros meses deste ano.

Até março haviam sido confirmados oito novos casos da doença. Com o aumento da procura em dois meses o número passou para 34.

De acordo com a coordenadora do CTA de Picos, Isabel Fontes, o aumento da demanda se deve também ao trabalho educativo e preventivo que está sendo realizado pelo órgão.

“Trabalhamos com a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis em nossas palestras, além disso estamos divulgando mais o nosso serviço para que a população nos procure”, disse a coordenadora.

Os casos são de pacientes de Picos e macrorregião, sendo seis em gestantes, que são referenciadas ao CTA durante o pré-natal.

Além disso, o centro registrou dois novos casos de HIV.

“Qualquer pessoa pode estar se dirigindo ao CTA para realizar os exames de HIV, sífilis e Hepatite B e C, portando um documento de identificação com foto, um comprovante de residência e o cartão do SUS. Nosso serviço é gratuito e possui ética e sigilo”, explicou Isabel.

Sífilis

A sífilis, também chamada de cancro duro ou Lues, é uma doença causada pela bactéria Treponema pallidum que, na maior parte dos casos, é transmitida através do contato íntimo sem uso de preservativo.

Os primeiros sintomas são feridas indolores no pênis, no ânus ou na vulva que, se não forem tratadas, desaparecem espontaneamente e retornam depois de semanas, meses a anos nas suas formas secundária ou terciária, que são mais graves.

Quando esta infecção surge durante a gravidez, ela pode infectar o feto, que contrai a sífilis congênita, uma situação preocupante que pode se tornar grave e causar má-formação, aborto ou, até morte do bebê.

A sífilis tem cura e o seu tratamento é feito através de injeções de penicilina, orientadas pelo médico de acordo com a fase da doença em que o paciente se encontra.

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.