Cidades

Prefeito Baiá solicita equipe itinerante para realizar cadastramento biométrico em Campo Grande do Piauí

Postado em: 07/11/2017 por: Jesika Mayara

Foto: Cidades na Net

Prefeito Baiá

 

 
Com o objetivo de garantir maior acessibilidade dos eleitores à Justiça Eleitoral e facilitar o processo de cadastramento biométrico, o prefeito de Campo Grande do Piauí, João Batista de Oliveira (Baiá), está solicitando uma equipe itinerante do Cartório Eleitoral para realizar a revisão eleitoral com coleta de dados biométricos na sede do município.

O município de Campo Grande do Piauí, que integra a 19º Zona Eleitoral, sediada em Jaicós, possui 4.891 eleitores inscritos e está situado a 33 km da cidade de Jaicós. De acordo com o prefeito, o deslocamento dos eleitores para Jaicós causa um maior desconforto, sendo então necessária a equipe para atender no próprio município. “O deslocamento para a cidade de Jaicós causa um maior desconforto para a população. Na cidade seria um mutirão onde todos poderiam participar e assim seria facilitado esse trabalho que é de todos, da Justiça Eleitoral, do Poder Público e da população em geral. É muito importante que a população tenha conhecimento da importância da biometria e que ninguém seja prejudicado com a perda do título. O poder público dará todo o apoio e contribuirá no que for necessário” disse o prefeito.

Segundo o gestor, a prefeitura está preparada para oferecer todo o suporte para a realização dos atendimentos no município. “Fizemos a parceria com a Justiça Eleitoral, vamos oferecer as condições, já cedemos funcionários da prefeitura e esperamos que a parceria proceda para que possamos realizar esse trabalho na cidade de Campo Grande, pois para trazer os eleitores para o município de Jaicós será mais difícil e dispendioso. A prefeitura está preparada para oferecer todo o suporte para que o eleitor não deixe de fazer sua biometria” disse o gestor.

Eleitores de 41 municípios do Piauí estão sendo atendidos em caráter de mutirão. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), realizou o lançamento oficial do mutirão em solenidade realizada nessa segunda-feira (06), na Câmara de Vereadores do município de Jaicós, sede da 19ª Zona Eleitoral, que compreende, também, os municípios de Massapê do Piauí e Patos do Piauí.

Durante a solenidade, a presidente do Comitê Gestor da Biometria, Silvani Maia, destacou a importância da parceria entre a Justiça Eleitoral e as Prefeituras Municipais, visando oferecer maior acessibilidade do eleitor e aumento nos percentuais de coleta de dados biométricos, a partir de estratégias como o aumento na capacidade de atendimentos diários, que a partir de hoje passa a ser de 400 eleitores por dia, e a descentralização do atendimento aos municípios.

 “Agradeço ao apoio dos senhores e senhoras a esse grandioso projeto e nos colocamos à disposição para instalação dos postos de recadastramento nos municípios onde as Prefeituras tiverem as condições de disponibilizar a infraestrutura necessária. Nós sabemos que o eleitor tem dificuldade de deslocamento e a Justiça Eleitoral tem se colocado à disposição para facilitar esse acesso. Esse projeto é do interesse de todos, de toda a nação”, disse Silvani Maia.

O juiz eleitoral da 19ª ZE, Franco Morette Felício de Azevedo, que também participou da solenidade, disse que o objetivo é que os municípios recebam a ação itinerante e que será feito um estudo de viabilidade. “Mas, para isso, serão feitos estudos de viabilidade em cada município, que vai analisar as condições necessárias para se oferecer esse atendimento à população fora do Cartório Eleitoral. Como o mutirão funciona em dois turnos, manhã e tarde, e com um número razoável de pessoas, acredita-se que 30 dias será o suficiente para atender todo o eleitorado de cada um desses municípios. De toda forma, mesmo sendo essa programação prevista, é importante que as pessoas façam o quanto antes a biometria, que já está sendo realizado aqui na sede. E quem não puder, por algum motivo, espere, então, o deslocamento até os seus municípios” ressaltou o magistrado.

O recadastramento biométrico é um procedimento obrigatório. O eleitor que não comparecer terá o título eleitoral cancelado. Para realizar o recadastramento biométrico o eleitor deve levar o título eleitoral e os originais e cópias de documento de identidade com foto e do comprovante de endereço.

Cidades na Net

Matéria postada em www.picos40graus.com.br