Picos(PI), 27 de Abril de 2018
Prefeito de Picos inicia o ano demitindo
Em: 05/01/2016

A primeira portaria de 2016, assinada pelo prefeito José Walmir de Lima (PT), demite os servidores contratados e comissionados da Prefeitura de Picos, nomeados em sua maioria por apadrinhamento político. Escaparam da ação do gestor somente aqueles vinculados às secretarias de Saúde, de Educação e de Serviços Público e, é claro, os secretários municipais ou com status correspondente. A atitude do prefeito pegou muita gente de surpresa, sendo que algumas lideranças de sua base aliada, em conversas com a coluna, afirmam que não houve nenhuma reunião prévia para explicar os motivos dessas demissões. Hoje, terça-feira, o clima era tenso no Palácio Coelho Rodrigues. Vários vereadores da situação, responsáveis também pelas indicações, não escondiam o descontentamento. Estima-se que a “canetada” do prefeito tenha atingido mais de 300 ocupantes de cargos em comissão ou contratados.

Vamos voltar
Em: 05/01/2016
Embora cientes de que adentraram 2016 no olho da rua, por conta da portaria do prefeito de Picos, alguns servidores comissionados da Prefeitura não baixaram a cabeça e estão indo “trabalhar” normalmente. Uns chegam até a rir com o tempo e fazem graça: “Isso são só umas férias. Em fevereiro a gente tá de volta”. Será?

Deputado
Em: 05/01/2016
Caso seja reeleito na eleição deste ano, o vereador Wellington Dantas (PT) vai estar animado para tentar a candidatura de deputado estadual. Padrinhos fortes ele já tem: o casal Wellington e Rejane Dias. O cuidado é para outros afilhados não puxarem seu tapete.

Salto
Em: 05/01/2016
O mais recente e talvez único caso de um vereador saltar de sua cadeira na Câmara de Picos diretamente para a Assembléia Legislativa foi o de Elias Pereira Lopes, o Irmão Elias, que em 1998 se elegeu deputado estadual, tendo renovado seu mandato de vereador dois anos antes, em 96. Na época ele ocupava a Presidência da Câmara.

Esfriou
Em: 05/01/2016

Pelo visto esfriaram as conversações entre o PMDB Piauiense com o governador Wellington Dias e o prefeito de Teresina, Firmino Filho. Pelos diálogos iniciais, o partido seria contemplado com secretarias no Governo do Estado e na Prefeitura da capital, sendo que uma delas, da esfera municipal, iria para o deputado picoense, Pablo Santos.

Secretário
Em: 05/01/2016
Para os que acham estranho um picoense (e ainda mais deputado estadual) ocupar uma secretaria lá na Prefeitura de Teresina, a coluna lembra que isso já ocorreu em passado recente. Em seu segundo mandato, Firmino Filho convidou o então deputado Abel de Barros Araújo para a Secretaria de Esportes e este aceitou prontamente, exercendo o cargo por alguns meses.

Posse
Em: 05/01/2016
A nova diretoria da Subseção de Picos da OAB vai tomar posse administrativamente na próxima sexta-feira, às 10 horas da manhã, na sede da entidade. Mas o presidente Frank Bezerra, o vice, Kleber Curica, o secretário Alexandre Maia e demais dirigentes só festejarão com pompas no dia 27 deste mês, quando acontecerá a solenidade no Clube dos Advogados.

Canabrava I
Em: 05/01/2016

A política em São João da Canabrava está ganhando novos contornos. Os grupos que fazem oposição ao prefeito Elson Silva (PMDB) não estão falando a mesma língua e podem lançar dois candidatos a prefeito. O ex-prefeito Pedro Isidoro (DEM) tinha um acordo com o pré-candidato Deusimar Lima, o Dedeza (PP), para indicar o vice da chapa, que seria o seu filho, médico Danilo Isidoro. Contudo, lideranças anunciam aos quatro quantos que o vice será outra pessoa. Insatisfeito, Pedim não descarta lançar Danilo candidato a prefeito.

Canabrava II
Em: 05/01/2016
Quem conhece a política canabravense há anos sabe que a insatisfação de Pedro Isidoro com seus colegas de oposição pode causar outros desdobramentos. Embora seja ferrenho adversário de seu sobrinho e atual prefeito, Elson Silva, Pedim não tem nada contra a sua também sobrinha, professora Mércia Abreu, que deverá ser a candidata da situação. Uma reaproximação pode muito bem acontecer, tendo ainda a colaboração do prefeito de São Luís do Piauí, Renato Pio (PSB), irmão de Pedro Isidoro e também tio de Elson e Mércia.

Bocaina I
Em: 05/01/2016
Parece que este ano em Bocaina os veteranos da política local não vão mostrar a cara ao sol. Isso mesmo. O prefeito Zé Luís e os ex-prefeitos Gilberto Leal e Francisco Macêdo não deverão se candidatar. Pelo lado da situação existe um prévio acordo para o candidato a prefeito ser o jovem médico Erivelto de Sá Barros.

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.