Picos(PI), 24 de Junho de 2018
Cidades
Centro de Produção Artesanal e Cultural será inaugurado em Francisco Macedo
O local, que já foi construído e equipado, fomentará a cultura e economia
Em 03/01/2018 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

O prefeito Nonato Alencar visitou o local (Foto: Cidades na Net)

Em meio à crise econômica, social e política que vive o país, o município de Francisco Macedo, localizado no sertão piauiense tem impulsionado o desenvolvimento em todos os setores da administração municipal. Uma série de reportagens tem mostrado essas ações, obras e conquistas da gestão intitulada de “União e Trabalho” que tem como prefeito Raimundo Nonato Alencar –PSB.

Uma dessas importantes obras iniciou na gestão do ex-prefeito Cristóvão Alencar, e foi concluída neste 1º ano de gestão do atual prefeito Nonato Alencar. Trata – se da implantação de um Centro de Produção e Comercialização Artesanal e Cultural. Um total de R$ 123.600 (cento e vinte três mil e seiscentos reais) foram investidos na obra provenientes do Governo Federal com contrapartida da Prefeitura Municipal.  A obra foi alicerçada ainda na gestão passada e neste mês de dezembro, o gestor Nonato Alencar comprou todos os equipamentos necessários para o funcionamento do órgão.

O espaço conta com salas de costura e produção cultural, cozinha, banheiros e um grande auditório com palco e toda estrutura necessária para o desenvolvimento artesanal e cultural.  O espaço será destinado as mulheres franciscomacedenses por meio da criação de associação das mulheres artesãs.

Quase R$ 50 mil foram investidos só na compra de máquinas de costuras, acessórios para costura, calçadores, mesa de costura, bobinas, cortadores e tesouras, além de armários, cadeiras, ventiladores, impressoras e todo suporte para a produção artesanal e cultural.

Durante a visita ao prédio recém construído e agora equipado, na manhã da última terça-feira, 26, o prefeito Nonato Alencar, anunciou que a inauguração do espaço está prevista para acontecer no início de 2018. O prefeito destacou ainda que a Prefeitura vai ofertar um curso em parceria com o SEBRAE para que depois disso as próprias artesãs comercializem produtos, a partir da matéria-prima regional, como calçados, roupas, passando por flores e plantas até a fabricação de doces e licores, à base de frutas regionais.

Ainda, segundo Nonato a proposta do Centro de Produção e Comercialização Artesanal e Cultural é também impulsionar a produção e o designer das peças, beneficiando diretamente a figura do artesão.  Fomentando a cultura, o turismo, a qualificação da mão de obra, a geração de ocupação e renda, para ser um indutor em micro e pequenos negócios sustentáveis.

Cidades na Net

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.