Picos(PI), 20 de Fevereiro de 2018
Cidades
Pe. Antônio Cristo toma posse canônica, como Pároco, na Paróquia de Santa Cruz do Piauí
O sacerdote foi acolhido pelos grupos pastorais e autoridades
Em 02/02/2018 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

(Foto: Gelimar Moura)

Nomeado há pouco mais de um mês pelo bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, tomou posse canônica como o novo pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana, em Santa Cruz do Piauí, na noite dessa quinta-feira, 01 de fevereiro de 2018, o Pe. Antônio Cristo de Oliveira. Confira álbum!

Às 17h, o sacerdote foi acolhido pelos grupos, pastorais e autoridades, em frente a Universidade Aberta que fica logo na entrada da cidade. Do local, seguiu-se em caminhada até a Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana. No adro da Matriz, o sacerdote recebeu das mãos de uma representante da comunidade a Chave da Igreja, ocasião em que o Bispo orientou sobre o zelo que deve ter com o templo material e com as pessoas que nele se encontram. Ao abri-la, Pe. Antônio Cristo pronunciou rápidas palavras e convidou a comunidade a adentrá-la, para a celebração da eucaristia, e demais celebrações de culto.

Após a cerimônia, iniciou-se a Celebração Eucarística presidida por Dom Plínio e concelebrada pelos padres, Jonas de Moura Batista – pároco de Itainópolis, Fernando Amando de Sousa – pároco de Padre Marcos, Francisco Berto de Carvalho – vigário paroquial de Curral Novo do Piauí, Carlos Danilo de Araújo Santos – Representante do Clero, Feliciano dos Santos Dias – pároco de Ipiranga do Piauí, Antônio Ismael de Holanda – pároco de Alegrete do Piauí, José Mairton da Silva Sousa – vigário paroquial de São José do Piauí, Sebastião Francisco dos Santos – pároco do Junco e Luzeilson Pereira Evangelista – padre da Diocese de Oeiras-PI.

O rito de posse canônica teve início com a leitura da Provisão de nomeação proferida pelo Pe. Carlos Danilo de Araújo Santos. O Padre Antônio Cristo torna-se oficialmente Pároco e é revestido com a estola sacerdotal e a casula, símbolos do serviço em que o novo pároco deverá prestar aos seus paroquianos. Já com as vestes sacerdotais o pároco fez a sua primeira profissão, conforme determina a disciplina da Igreja.

Após a homilia o Bispo apresentou-lhe alguns instrumentos que o novo pároco fará uso para melhor exerceu seu ministério na comunidade paroquial: a Cátedra, o Sacrário, a Pia Batismal e o Confessionário.

Ao retornar para o altar, o sacerdote fez a renovação das Promessas Sacerdotais e recebeu das mãos dos novos paroquianos os livros: Livro de Tombo, Livro de Batismos, Livro de Matrimônios (Casamentos) e o Livro Caixa, todos entregues por membros da paróquia, representando o zelo e o cuidado que o ofício de pároco lhe impõe no registro dos acontecimentos, dos sacramentos e na administração dos bens temporais da Igreja que lhe é confiada. Diante do exposto o sacerdote empossado fez o juramento de fidelidade.

Pe. Antônio Cristo de Oliveira foi nomeado pelo Bispo para ser o novo Pároco da Paróquia Senhora Sant`Ana, em Santa Cruz do Piauí, no dia 27 de dezembro de 2017. O sacerdote deixou a Paróquia São Cristóvão, em Marcolândia, no final de dezembro de 2017, onde exerceu seu ministério sacerdotal como pároco por 5 anos e 6 meses.

Presenças

 Acompanharam a posse do novo pároco o prefeito de Santa Cruz do Piauí, Barroso Neto;o vice-prefeito e secretário de Administração, Francisco Geneval Gonçalves (Nego de Boza); os deputados estaduais Nerinho e Rubens Martins; o ex-prefeito e secretário de Governo, Jurandir Martins dos Santos; o diretor do Hemopi-PI, Juradir Filho; além dos prefeitos das cidades de Paquetá e Wal Ferraz, Thales Coelho e Danilo Martins.

Barroso Neto afirmou que a cidade acolhe o padre Antônio Cristo de braços abertos e desejou muita sabedoria e sucesso a frente da paróquia Senhora Sant`Ana.

Fonte: Cleuma Silva/ Diocese de Picos

Edição Jesika Mayara

Fotos: Gelimar Moura

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.