Picos(PI), 27 de Abril de 2018
Cidades
Barragem de Bocaina está com 22% de sua capacidade
A expectativa do DNOCS é que o índice possa chegar a 50%
Em 12/04/2018 por Jesika Mayara
Tamanho da fonte - +

(Foto: Antônio Rocha)

Após registrar o menor nível de sua história (7,5% da sua capacidade), a Barragem de Bocaina registra atualmente 22% de volume de água. Os dados são do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

De acordo com o técnico, Francisco Alves, as chuvas fizeram com que o nível de água do reservatório aumentasse cerca de 22 centímetros. “Nossa expetativa é que durante o mês de abril ainda entre muita água na barragem e possamos atingir 50% da capacidade”.  

A Agência Nacional de Águas (ANA) regulamentou no ano passado o fechamento das comportas do reservatório, para que se possa recuperar o volume de água durante as chuvas.

A barragem foi construída próxima a nascente do Rio Guaribas e tem capacidade para armazenar 106 milhões de metros cúbicos de água, que quando está cheia, chega a formar um imenso lago de até 28 quilômetros de extensão.

Construída no início da década de 80, no antigo povoado Varjota, pelo 3º Batalhão de Engenharia e Construção (3°BEC), o reservatório tinha como objetivo principal amenizar a seca nas cidades de Bocaina, Sussuapara e Picos, além de dar maior perenidade ao Rio Guaribas. Com o tempo tornou-se opção de lazer por ser uma das maiores barragens do Piauí.

No período de 2004 a 2006, a Barragem de Bocaina atingiu um de seus níveis históricos quanto ao volume de água, onde comportou 100% da sua capacidade.

 

 

 

Facebook
Enquete

picos40graus.com.br - 2015 - 2018 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.