Geral
Inmet alerta de chuvas intensas de até 100 mm para o Sul do Piauí
Em 10/11/2024 por Jesika Mayara

(Foto: Reprodução)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (10), um alerta de perigo potencial para a possibilidade de chuvas intensas de até 100 milímetros (mm) em municípios da região Sul do Piauí. O aviso meteorológico tem validade até a segunda-feira (11).

Conforme a previsão, as chuvas podem variar de 30 mm/h a 60 mm/h, podendo chegar aos 100 mm/dia. Além disso, há risco de alagamentos e descargas elétricas, bem como a queda de galhos de árvores em decorrência de ventos de até 100km/h.

Confira a lista de cidades que estão em alerta:

Avelino Lopes

Baixa Grande do Ribeiro

Barreiras do Piauí

Bom Jesus

Corrente

Cristalândia do Piauí


Curimatá

Currais

Gilbués

Júlio Borges

Monte Alegre do Piauí

Morro Cabeça no Tempo

Parnaguá

Redenção do Gurguéia

Riacho Frio

Santa Filomena

São Gonçalo do Gurguéia

Sebastião Barros

O climatologista Werton Costa, diretor de prevenção e mitigação da Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec-PI), explicou que apesar da tendência de altas temperaturas na maior parte do estado, as chuvas poderiam chegar à região Sul.

Segundo o especialista, essas chuvas devem se concentrar na divisa com o Maranhão, Tocantins e Bahia (MATOPIBA). “Chuva bastante pontual, muito abaixo da média. No mês de novembro, considerando o Piauí, a chuva oscila entre 40mm e 70 mm, que são volumes modesto”, destacou Costa. 

A tendência é que essas chuvas cheguem na faixa Centro-Norte do estado só na segunda quinzena do mês de novembro. “Vamos começar a ver um espraiamento maior dessa chuva, ela vai chegar na  faixa do médio parnaíba, segundo os modelos, e poderá, quem sabe, chegar à capital”, disse o climatologista. 

Fonte: Cidade Verde 

Facebook

picos40graus.com.br - 2015 - 2024 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.