Cidades
Sussuapara lança PNEERQ e debate inclusão étnico-racial na Educação
Em 01/04/2025 por Redação

(Foto: João Paulo Leal)

 

Por João Paulo Leal – Da Redação

Na noite de ontem, segunda-feira (31), o município de Sussuapara deu um passo importante na construção de uma educação mais inclusiva e igualitária com o lançamento da Política Nacional de Equidade e Educação das Relações Étnico-Raciais (PNEERQ). O evento, realizado no plenário da Câmara Municipal, reuniu educadores, pais de alunos e autoridades municipais, para debater políticas públicas voltadas à equidade racial no ensino.

PRESENÇAS
Estiveram presentes na abertura do evento, o prefeito de Sussuapara, Naerton Moura, o vice-prefeito Chaguinha, o presidente da Câmara, Everton Veloso, os vereadores Badim, Antônio Ramiro, Eduardo Café, José Omar e Edilberto Leal, a supervisora de ensino, Elisete Rocha, o coordenador da PNEERQ local, Jailton Rodrigues, a formadora do PPAIC e agente do ERER, Noete Silva, dentre outros.

A programação incluiu a palestra “Promovendo a Equidade de Direito e Inclusão Étnico-Racial na Educação”, que foi uma análise de conjuntura das garantias de direito à educação, ministrada pela supervisora de Educação Escolar Quilombola da SEDUC, Jeisy Holanda, que também é administradora formada pela UESPI e mestranda em Extensão Rural pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Na palestra, foi abordada a necessidade de garantir um currículo escolar que valorize a diversidade cultural e combata o racismo estrutural.

COMPROMISSO COM A INCLUSÃO
Durante o evento, o prefeito Naerton Moura e a supervisora Elisete Rocha, que oportunidade representava a secretária de Educação, Jesuíta Araújo, destacaram a importância da implementação da PNEERQ em Sussuapara. A iniciativa visa fortalecer a aplicação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, além de ampliar ações afirmativas para estudantes negros e indígenas.

“A educação é uma ferramenta essencial para transformar a sociedade e reduzir desigualdades. Com a PNEERQ, estamos reforçando nosso compromisso com uma escola mais justa e representativa para todos”, afirmou o prefeito Naerton Moura. “Precisamos formar professores capacitados e criar materiais didáticos que representem todas as etnias. Essa mudança começa na sala de aula”, ressaltou Elisete Rocha.

O evento também contou com as apresentações dos alunos dos colégios São Sebastião e Elizeu Nunes, cuja proposta central foi fazer um chamado à participação ativa de toda a sociedade para garantir que a educação seja um espaço verdadeiramente inclusivo e transformador.

Facebook

picos40graus.com.br - 2015 - 2025 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.