Polícia
Polícia prende suspeitos de participação em assassinato de advogada em Paulistana
Operação mira familiares do principal acusado; crime teria sido motivado por disputa de herança e pode ter sido premeditado
Em 05/06/2025 por Victória Saldanha

(Foto: SSP-PI)

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5), a Operação Cupiditas para cumprir mandados relacionados ao assassinato da advogada Valdenice Gomes Celestino Soares, ocorrido em março deste ano na zona rural de Paulistana. O crime teria sido motivado por conflitos familiares em torno da partilha de bens.

Coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), a ação resultou na prisão temporária de G.S.C., filho do principal suspeito, Adelaido Gomes Soares, e de N.G.C., irmão dele. Adelaido segue foragido. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, quatro no Piauí e três em Goiânia (GO).

Segundo as investigações, G.S.C. teria ajudado o pai a fugir, enquanto N.G.C. é apontado como o mentor do crime, inclusive com suspeita de ter enviado a arma usada no assassinato. A Justiça já decretou a prisão preventiva de Adelaido.

A delegada Thainah Souza Teixeira afirmou que a medida foi tomada por conta da gravidade do caso e do risco às testemunhas. O delegado Matheus Zanatta, da SOI, confirmou que os dois alvos foram presos em Paulistana e Goiânia.

Crime premeditado

Valdenice foi morta a tiros ao retornar de uma visita à sua propriedade. Testemunhas relataram que ela vinha sofrendo ameaças constantes dos irmãos, por atuar como inventariante no processo de divisão das terras da família.

Mensagens atribuídas a N.G.C. reforçam a suspeita de premeditação, com frases como: “isso não se resolve na Justiça, mas sim na bala”. O companheiro da vítima relatou que já havia sofrido uma tentativa de homicídio por parte dos mesmos irmãos em 2021.

Indícios de fuga e ocultação de provas

G.S.C. foi visto em uma motocicleta na região do crime no dia do assassinato. Relatórios técnicos mostram que o celular dele estava conectado ao mesmo ponto de internet usado por Adelaido, o que contraria o depoimento prestado à polícia.

A polícia também investiga o desaparecimento do celular da vítima, que pode ter sido destruído ou ocultado para dificultar as investigações.

As diligências continuam para localizar Adelaido Gomes Soares, apontado como autor dos disparos.

 

Fonte: SSP-PI

Facebook

picos40graus.com.br - 2015 - 2025 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.