Educação
Enem 2025: inscrições encerram nesta sexta-feira; veja como participar
Candidatos devem concluir o processo exclusivamente online. Provas acontecem em novembro
Em 06/06/2025 por Victória Saldanha

(Foto: MEC)

Encerra nesta sexta-feira (6), às 23h59 (horário de Brasília), o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Interessados devem realizar o cadastro exclusivamente pela Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável por organizar o exame.

Inscrições

Devem se registrar no exame todos os candidatos que desejam participar da edição 2025, inclusive aqueles que obtiveram isenção da taxa de inscrição ou tiveram justificativa de ausência aceita na edição anterior.

Alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública, que já têm parte dos dados preenchidos automaticamente, também precisam revisar e confirmar as informações para garantir sua participação. A inscrição desse grupo é gratuita, como forma de incentivar o ingresso no ensino superior e ampliar o acesso ao exame.

Certificação do ensino médio

Uma das novidades desta edição é a retomada da possibilidade de usar o Enem como instrumento de certificação do ensino médio ou obtenção de declaração de proficiência. Para isso, podem se candidatar pessoas com 18 anos ou mais que não concluíram essa etapa da educação formal e que obtiverem, no mínimo, 450 pontos em cada área da prova, além de 500 pontos na redação.

O exame também está aberto para os chamados "treineiros" — estudantes que ainda não concluirão o ensino médio em 2025, ou que não estão matriculados na etapa final da educação básica, mas desejam testar seus conhecimentos.

Atendimento especializado e nome social

Também termina nesta sexta-feira o prazo para solicitar atendimento diferenciado ou o uso do nome social no Enem 2025. As solicitações devem ser feitas diretamente na inscrição e, nos casos de atendimento especializado, é necessário anexar documentação que comprove a condição declarada.

Candidatos que já tiveram documentos aprovados entre as edições de 2021 e 2024 estão dispensados de apresentar novos comprovantes. O edital detalha todas as condições elegíveis para esse tipo de atendimento e os documentos aceitos, inclusive em versão acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras), disponível no canal do Inep no YouTube.

O uso do nome social é garantido para pessoas travestis, transexuais e transgêneros, e deve estar de acordo com o registro na Receita Federal. Esse nome será utilizado em todos os materiais e documentos do exame, como cartão de confirmação e cadernos de prova.

Pagamento da taxa

Quem não tem isenção deve efetuar o pagamento da taxa de R$ 85 até o dia 11 de junho. O boleto para pagamento, a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), será gerado automaticamente ao final do processo de inscrição e poderá ser pago via Pix (usando o QR Code), cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança.

O sistema não emitirá boleto nas seguintes situações:

1. Estudantes da rede pública que concluirão o ensino médio em 2025, em qualquer modalidade (regular ou EJA);
2. Pessoas que irão usar os resultados do Enem para fins de certificação do ensino médio, desde que estejam cadastradas no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

Candidatos que tiveram o pedido de isenção ou justificativa de ausência negados também deverão efetuar o pagamento para garantir a participação.

Aplicação das provas

O Enem 2025 será realizado nos dias 9 e 16 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal. Porém, nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, a aplicação será excepcionalmente nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém no mesmo período das provas regulares.

O exame segue o modelo tradicional, com quatro provas objetivas, compostas por 45 questões cada, além da redação.

No primeiro dia, os candidatos enfrentarão questões de linguagens, ciências humanas, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e farão a redação. A duração será de 5 horas e 30 minutos. Já no segundo domingo, as provas serão de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia), com tempo total de 5 horas.

Fonte: Agência Brasil

Facebook

picos40graus.com.br - 2015 - 2025 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.