Cidades
Bocaina realiza IV Seminário Municipal do PPAIC com foco na equidade e boas práticas de alfabetização
Em 13/07/2025 por Victória Saldanha

(Foto: Carolina Santos/Cidades na Net)

Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura Municipal de Bocaina, sob a gestão do prefeito Guilherme Macedo e do vice-prefeito Naldo Leão, promoveu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o IV Seminário Municipal de Boas Práticas do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) – edição 2025.

Com o tema “Alfabetizar com Equidade: Boas Práticas para Ensinar a Todos e a Cada Um”, o evento teve como propósito valorizar e compartilhar estratégias pedagógicas eficazes desenvolvidas pelos profissionais da rede municipal de ensino, com foco na alfabetização de crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

A cerimônia teve início com a formação da mesa de honra, composta pelo vice-prefeito Naldo Leão; o secretário de Educação, Iomar Barros; os coordenadores do RENALFA, Denivaldo Cirilo e Sandra Portela; a coordenadora municipal do PPAIC, Leiridiana Barros Silva; a coordenadora de Ensino das Escolas da Zona Rural, Tarciane Vieira de Moura Araújo; a representante da equipe da Secretaria de Educação, Teresa Cristina Vieira de Moura; formadores municipais da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização, além de diretores, coordenadores escolares, vereadores, secretários e demais profissionais da área educacional. Todos os presentes entoaram, de pé, os hinos Nacional e Municipal.

Em sua fala, o secretário de Educação, Iomar Barros, destacou a importância da formação continuada e da valorização do trabalho desenvolvido nas salas de aula.

“Este seminário é um espaço de reconhecimento e também de aprendizado mútuo. Cada prática compartilhada aqui é uma semente de transformação no processo de alfabetização das nossas crianças”, afirmou o secretário.

O vice-prefeito Naldo Leão também ressaltou o compromisso da gestão com a melhoria dos índices educacionais.

“Investir na educação é garantir um futuro melhor para nossas crianças. O PPAIC tem sido um instrumento fundamental para fortalecer as práticas pedagógicas e promover uma alfabetização de qualidade e com equidade no nosso município”, declarou.

A programação seguiu com a palestra da convidada Jeisy dos Santos Holanda, graduada em Administração pela UESPI, integrante do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Socioambientais, Cultura e Desenvolvimento no Semiárido. Jeisy trouxe reflexões sobre os temas abordados nas formações do PPAIC, evidenciando como a gestão educacional e a prática pedagógica caminham juntas na construção de um ensino de qualidade.

Em seguida, foi realizada a apresentação das Boas Práticas Pedagógicas desenvolvidas nas escolas da rede municipal. As apresentações foram divididas nas modalidades de Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização, onde professores apresentaram iniciativas aplicadas em sala de aula com foco na alfabetização equitativa, criativa e eficiente.

Para selecionar as práticas que representarão Bocaina no Seminário Regional, foi formada uma mesa avaliadora composta por Valênia Almeida Silva Lopes, Diuva Santos de Araújo Silva e Natanildes de Moura Barros Oliveira. Após criteriosa análise, foram escolhidas:

  • Educação Infantil – Pré-Escolar Zezé Leal, Infantil III
    Boa prática: “Brincando com as Vogais: Descobertas e Encantos no Mundo das Letras”
  • Ciclo de Alfabetização – Escola Nicolau Borges
    Boa prática: “O Livro do Autoconhecimento”

O IV Seminário Municipal do PPAIC reafirma o compromisso da Prefeitura de Bocaina com a alfabetização na idade certa, valorizando o esforço dos professores e fortalecendo as políticas públicas educacionais.

Fonte: Cidades na Net

Facebook

picos40graus.com.br - 2015 - 2025 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.