Cidades
Conferência de Saúde de Sussuapara debate o futuro do SUS com foco no cuidado humanizado e acesso de qualidade
Em 18/07/2025 por Redação

(Foto: João Paulo Leal)

 

Por João Paulo Leal – Da Redação

O município de Sussuapara promoveu na manhã de hoje, sexta-feira (18), um importante momento de diálogo e construção coletiva com a realização da 6ª Conferência Municipal de Saúde, que trouxe como tema central: “O futuro a gente faz: Acesso, Cuidado Humanizado e Efetividade no SUS”. O evento representou um marco no fortalecimento das políticas públicas de saúde, reunindo gestores, profissionais e usuários do sistema para debater os desafios e propor caminhos para um Sistema Único de Saúde mais eficiente, humanizado e acessível.

A conferência, realizada no plenário da Câmara Municipal, foi aberta com a participação de autoridades locais, entre elas o vice-prefeito Francisco das Chagas Moura (Chaguinha); a presidente da conferência e secretária municipal de Saúde, Rayla Nascimento Leal, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Thais Aparecida Barros, o secretário geral e palestrante da conferência, Adriano de Moura Nascimento, a representante da Secretaria de Educação, Elisete Rocha, e os vereadores Velosinho (presidente da Câmara), Eduardo Café, Antônio Ramiro, José Omar e Vanderly Ferreira.

Durante a solenidade de abertura, a secretária de Saúde Rayla Nascimento destacou a importância da escuta ativa e da participação social para que as decisões em saúde estejam alinhadas às reais necessidades da população.

O vice-prefeito Chaguinha reforçou o compromisso da gestão com a valorização do SUS e com a melhoria contínua dos serviços prestados no município.

Um dos momentos mais enriquecedores do evento foi a palestra proferida por Adriano Moura, que abordou o tema central da conferência com profundidade, destacando a importância do planejamento estratégico, da ética na gestão pública e da inovação como pilares para a construção de um SUS mais resolutivo e acolhedor.

A conferência também se estruturou em torno de três eixos temáticos fundamentais: Ampliação do acesso com qualidade; cuidado humanizado e integral e efetividade e sustentabilidade do SUS.

Esses eixos orientaram os debates em grupos de trabalho, permitindo que os participantes apresentassem sugestões concretas para o aprimoramento da rede de atenção à saúde em Sussuapara. As propostas levantadas foram consolidadas na plenária final, que definiu as prioridades locais.

Ao participar do encerramento, o prefeito Naerton Moura disse que a conferência reafirmou que o futuro do SUS passa necessariamente pela participação ativa de todos os atores sociais. “O compromisso com os princípios da equidade, integralidade e universalidade deve guiar as políticas públicas e inspirar ações que coloquem a vida e o bem-estar do cidadão sussuaparense no centro de todas as decisões”, concluiu.

Facebook

picos40graus.com.br - 2015 - 2025 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.