Por João Paulo Leal – Da Redação
A cidade de Bocaina deu início na manhã desta segunda-feira (21), na Creche Municipal Marizete Leal de Barros, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, reunindo representantes do poder público, trabalhadores da assistência social, sociedade civil e demais participantes para discutir os rumos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o evento reafirmou os princípios fundamentais da assistência social: dignidade humana, justiça social e garantia de direitos, em um espaço democrático e participativo. A conferência teve como objetivo central avaliar as políticas públicas vigentes e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS em nível municipal.
A abertura contou com a presença de autoridades locais, como o secretário municipal de Assistência Social, Teodório João Simão, o Teodorinho; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Vanilda Barros Batista, além do vereador José Francisco, dos secretários Domingos Macedo (Cultura) e Laerte (Esportes), da psicóloga Ediane Barros de Moura, representando os trabalhadores do SUAS, e de José Jesus dos Passos Rocha, representante da sociedade civil, entre outros convidados.
Durante sua fala, o secretário Teodorinho destacou o papel essencial da assistência social como política pública garantidora de direitos. “Precisamos fortalecer o SUAS, valorizando os profissionais da área, aprimorando os serviços e, principalmente, assegurando que todas as pessoas tenham acesso digno e igualitário às políticas sociais.”
Já a presidente do Conselho, Maria Vanilda, ressaltou a importância da participação social. “O controle social é uma ferramenta poderosa na construção de uma política mais justa e efetiva. É a sociedade dizendo o que precisa, apontando caminhos e ajudando a construir soluções.”
O ponto alto da conferência foi a Palestra Magna ministrada por Ângela de Maria Bezerra Neta, assistente social, mestre em Saúde Coletiva e professora universitária. A palestrante abordou o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, dividindo a reflexão em cinco eixos temáticos: Eixo 1: Universalização do SUAS – acesso com equidade e respeito às diversidades; Eixo 2: Aperfeiçoamento contínuo – inovação, gestão descentralizada e valorização profissional; Eixo 3: Integração de benefícios e serviços – fortalecimento da proteção social e inclusão; Eixo 4: Gestão democrática e comunicação transparente – incentivo à participação social e Eixo 5: Sustentabilidade financeira – equidade no cofinanciamento do SUAS.
Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para debater os eixos, formular propostas e deliberar sobre os avanços necessários na política de assistência social municipal. As propostas foram posteriormente apresentadas, debatidas e aprovadas em plenária. Na parte da tarde, após o almoço, a conferência será encerrada com a escolha dos delegados que representarão Bocaina na Conferência Estadual, a avaliação das atividades.
picos40graus.com.br - 2015 - 2025 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauà - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.