Cidades
Santana do Piauí promove 8ª Conferência de Saúde com ênfase na equidade e no cuidado integral na Atenção Primária
Em 22/07/2025 por Victória Saldanha

(Foto: Carolina Santos/ Cidades na Net)

A Prefeitura de Santana do Piauí, na gestão do prefeito Adonaldo Cassiano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promoveu nesta terça-feira, 22 de julho, a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, realizado no Centro de Convivência, consolidou-se como um espaço democrático e estratégico para discutir, avaliar e propor diretrizes voltadas ao fortalecimento da política pública de saúde no município.

Com o tema “Território, Equidade e Cuidado Integral: Caminhos para uma APS Fortalecida”, a conferência reuniu autoridades, profissionais da saúde, representantes de instituições públicas e privadas, além de membros da sociedade civil. O objetivo central do encontro foi promover uma análise detalhada da situação de saúde da população santanense, avaliar os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde e elaborar propostas para o aprimoramento da Atenção Primária.

A programação teve início com a composição da mesa de honra, formada pelo prefeito Adonaldo Cassiano, o vice-prefeito Marcos Rezende, o secretário municipal de Saúde e presidente da Conferência, Levy de Moura Carvalho, a presidente do Conselho Municipal de Saúde e coordenadora geral do evento, Maria Laiane dos Santos, e o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Francisco de Moura Sobrinho (Netinho).

Após a execução dos hinos Nacional e Municipal, foi feita a leitura e aprovação do regimento interno da conferência. Em sua fala de abertura, o prefeito Adonaldo Cassiano destacou a importância da participação popular na construção de políticas públicas efetivas para o município.

“Este é um momento em que cada cidadão pode se expressar, dialogar e contribuir com ideias para melhorar a saúde pública. Estou aqui para ouvir e apoiar todas as demandas que vierem da população de Santana do Piauí. Nosso objetivo é sempre promover o progresso do município”, afirmou o gestor.

O secretário de Saúde, Levy de Moura, também enfatizou a importância do encontro como ferramenta de gestão participativa.

“A conferência é de extrema importância para o município. É a oportunidade de reunir a população e os profissionais da saúde para discutir propostas concretas que contribuam com a melhoria dos serviços. Abordamos aqui as realidades de cada localidade, respeitando suas particularidades, e priorizamos a equidade no atendimento, considerando que o acesso à saúde nem sempre é igual para todos”, destacou.

O ponto alto do evento foi a palestra magna conduzida pelo conferencista Átila Araújo, mestre em Saúde Coletiva, especialista em Gestão e Avaliação em Saúde e consultor técnico em instrumentos de gestão. Durante sua apresentação, o palestrante contextualizou os principais desafios da Atenção Primária e incentivou os participantes a refletirem sobre a realidade local e o papel ativo da sociedade na elaboração das propostas.

“Este é um momento-chave em que a sociedade pode discutir a situação de saúde do município, fazer uma análise do contexto atual e propor ideias que integrarão o próximo Plano Municipal de Saúde, válido de 2026 a 2029. Mesmo que nem todos possam executar ou planejar, todos têm o direito e a responsabilidade de propor melhorias”, ressaltou Átila.

A programação seguiu com a divisão dos participantes em grupos de trabalho, organizados por eixos temáticos, nos quais foram debatidas questões específicas da saúde pública local. Cada grupo foi responsável por formular propostas que pudessem contribuir de forma prática com a construção de um sistema de saúde mais eficiente, acessível e humanizado.

Ao final dos trabalhos, as propostas foram apresentadas em plenária, discutidas coletivamente e aprovadas para compor o relatório final da conferência. O documento servirá de base para a elaboração do novo Plano Municipal de Saúde, instrumento fundamental para o planejamento das ações e serviços de saúde a serem executados nos próximos quatro anos.

 

Com informações e imagens do Portal Cidades na Net/ Carolina Santos

Facebook

picos40graus.com.br - 2015 - 2025 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.