Por João Paulo Leal – Da Redação
A Prefeitura de Alagoinha do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, promoveu na manhã desta quinta-feira, 24, a VII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “20 anos do SUAS – Construção, proteção social e resistência”. O evento ocorreu no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e reuniu autoridades, profissionais da rede socioassistencial, conselheiros, usuários e representantes da sociedade civil.
A Conferência se consolidou como um importante espaço de escuta, construção coletiva e fortalecimento de direitos, sendo fundamental para avaliar as políticas públicas da área e propor diretrizes que garantam a ampliação da proteção social no município.
Estiveram presentes o prefeito Pedro Otacílio de Sousa Moura, o vice-prefeito Cícero Cauã, a secretária municipal de Assistência Social, Pelva Fialho, a primeira-dama e secretária municipal de Saúde, Hortalina de Sá Bezerra, além da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Talita Sá, e demais secretários: Nivaldo Rocha (Educação), De Assis Pepial (Desenvolvimento Rural), Valdineres Rocha (Cultura), Luiz Filho (Esportes), Pedro Junior (Finanças) e Alex Brito (Obras). Também participaram os vereadores Cícero Alberto, Janilson Neto e Francisco Edielves.
Durante a abertura, o prefeito Pedro Otacílio destacou a importância da conferência como espaço democrático. “Estamos aqui para ouvir, debater e planejar juntos políticas públicas que realmente cheguem até quem mais precisa. A Assistência Social é uma prioridade da nossa gestão.”
A secretária Pelva Fialho reforçou o compromisso da equipe com a proteção social. “O SUAS representa um marco na luta por direitos e inclusão. Celebrar seus 20 anos é também reafirmar o nosso dever de continuar resistindo, inovando e cuidando das pessoas.”
O evento também contou com momentos culturais, com apresentação do grupo de Capoterapia, coordenado pelo professor Denis Costa, e apresentação dos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Na sequência, após um curto intervalo, a assistente social, mestre em Saúde Coletiva e professora universitária, Ângela de Maria Bezerra Neta, ministrou a palestra magna com o tema central da conferência, fazendo uma profunda reflexão sobre os avanços, desafios e a importância da resistência diante do cenário atual das políticas públicas de Assistência Social.
Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para discutir os eixos temáticos, cujas propostas foram debatidas e apresentadas em plenária. Em seguida, houve a escolha dos delegados que irão representar o município na conferência estadual, seguida da avaliação e encerramento das atividades.
A VII Conferência reafirma o compromisso de Alagoinha do Piauí com a construção de uma Assistência Social cada vez mais forte, participativa e inclusiva, em consonância com os princípios e diretrizes do SUAS.
picos40graus.com.br - 2015 - 2025 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauà - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.