A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de determinar prisão domiciliar a Jair Bolsonaro pode desencadear uma série de novas sanções dos EUA contra autoridades brasileiras, segundo o analista de Internacional da CNN Lourival Sant'Anna.
A Lei Magnitsky, já aplicada anteriormente, possui diferentes camadas de pressão que podem ser intensificadas de acordo com as ações tomadas pelo STF ou pelo governo brasileiro.
A primeira etapa das sanções já foi implementada com o congelamento de eventuais bens do ministro Alexandre de Moraes nos Estados Unidos.
Para Lourival, uma segunda fase poderia incluir sanções secundárias contra instituições financeiras que mantenham relações com as autoridades brasileiras, potencialmente afetando até mesmo a capacidade de manter contas correntes e cartões de crédito.
Possível ampliação das sanções
Lourival pontua que existe a possibilidade de expansão do escopo das medidas para incluir outros ministros do Supremo Tribunal Federal que tenham votado à favor das medidas contra Bolsonaro.
O plano também contempla a possível retirada de vistos americanos de integrantes do primeiro escalão do Palácio do Planalto, com exceção de Lula, Janja e Geraldo Alckmin.
O governo brasileiro mantém uma postura cautelosa diante da situação, buscando estabelecer canais de diálogo. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem a expectativa de conversar com o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, para discutir a situação.
No entanto, caso ocorram novas medidas ou declarações por parte do governo brasileiro, existe a possibilidade de retirada da credencial da embaixadora brasileira em Washington.
Na semana anterior, havia indicativos de uma tentativa de separação entre questões comerciais e políticas, evidenciada pela existência de diversas exceções à tarifa de 50% para produtos brasileiros. Contudo, segundo Lourival, essa situação pode se alterar rapidamente, dependendo dos desdobramentos políticos entre os dois países.
Fonte: CNN BRasil
picos40graus.com.br - 2015 - 2025 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauà - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.