A Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (22) a terceira edição do mutirão de castração de cães e gatos. A ação ofertada gratuitamente a população ocorreu na Unidade Básica de Sáude, Isaac Borges, centro da cidade.
O mutirão de castração de animais é um projeto idealizado na gestão da prefeita Maria José de Sousa Moura (Progressistas) que tem por objetivo controlar a população de cães e gatos na cidade, diminuindo o número de animais em situação de rua.
“Esse projeto é muito importante, pois conseguimos ter um maior controle da população de pets, diminuindo o número de animais abandonados. Os tutores dos cães e gatos já demonstravam essa necessidade e foi possível realizar a custo zero para a população”, disse a prefeita.
O secretário de Saúde de Santana do Piauí, Ricardo Carvalho, destacou que a cada edição, o número de interessados só aumenta.
“Esse projeto é um sucesso, sempre somos procurados pelas pessoas para que possamos realizar a castração dos animais. Além disso, no período orientado sempre realizamos as campanhas de vacinação em cães e gatos, sempre atuamos com esse cuidado e atenção para os animais”, frisou o secretário.
A santanense, Laiane Santos, destacou que esse projeto impactou positivamente o município. “Essa castração gratuita é benção de Deus, só gratidão”, finalizou.
O projeto de castração de animais beneficia a população que reside na sede e comunidades rurais. Além de reduzir o número de animais abandonados, a campanha busca prevenir o crescimento descontrolado da população animal e minimizar interações negativas com o ambiente urbano. A castração é considerada uma medida de saúde pública, promovendo também o cuidado responsável com os animais domésticos.
picos40graus.com.br - 2015 - 2024 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauà - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.