Nacional
'Mais' em vez de 'mas': Moraes comete erro de português em decisão sobre Bolsonaro
Em 24/07/2025 por Victória Saldanha

(Foto: Reprodução)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cometeu um erro de português ao analisar as explicações apresentadas pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o possível descumprimento de medidas cautelares. Em sua decisão, Moraes trocou o 'mas' pelo 'mais’ ao escrever que 'a Justiça é cega mais (sic) não é tola'. O ministro se referia à tentativa do ex-presidente de burlar a proibição de uso das redes sociais com replicação de conteúdo de entrevista ou de discursos públicos ou privados. O erro foi corrigido posteriormente pelo STF, que enviou uma nova cópia da decisão.

O ex-presidente está proibido de usar as redes. A proibição, segundo o magistrado, "inclui as transmissões, retransmissões ou veiculação de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em qualquer das plataformas das redes sociais de terceiros, não podendo o investigado se valer desses meios para burlar a medida, sob pena de imediata revogação e decretação da prisão".

Como usar Mas e Mais
A palavra 'mas' deve ser usada em situações que indicam oposição, sentido contrário.

Já a palavra 'mais' (com i) é usada, principalmente, para indicar o aumento da quantidade ou de intensidade.

Na decisão de Moraes, o correto seria empregar 'mas', pois o ministro estava introduzindo uma ideia que contrasta com algo mencionado anteriormente.

 

Fonte: Terra

Facebook

picos40graus.com.br - 2015 - 2025 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.