
Pedido de autorização de empréstimo do Governo do Estado junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 4,98 bilhões, começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta terça-feira (25). O Projeto de Lei Ordinária do Governo nº 115/2025 foi lido durante a sessão plenária e segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça.
O Governo do Estado afirma que o Piauí tem condições de contratar novas operações de crédito, sendo “plenamente justificado o impacto financeiro do empréstimo, em razão dos benefícios que serão gerados com a aplicação dos recursos”, diz.
Renegociação de dívida – O Executivo também enviou à Alepi o projeto de lei 112/25, que autoriza a contratação de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de 600 milhões de dólares. Esse montante, segundo o Governo, será para a reestruturação e recomposição de dívidas.
“A contratação nos permitirá substituir passivos existentes por um novo financiamento com um cronograma de amortização mais alongado e custos financeiros reduzidos. A principal vantagem desta gestão é a ampliação da previsibilidade e da eficiência no gerenciamento dos fluxos de caixa do Estado”, explicou.
Alepi
picos40graus.com.br - 2015 - 2026 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauà - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.