Nacional
Morre ator e diretor Gracindo Júnior, aos 83 anos
Em 02/09/2026 por Jesika Mayara

(Foto: Reprodução)

Gracindo Jr., nome presente na dramaturgia brasileira desde os primeiros anos da televisão, morreu aos 83 anos no Rio de Janeiro. O ator e diretor morreu em casa na manhã desta quarta-feira (2/9). A informação foi confirmada pelo filho dele, Pedro Gracindo.

A causa da morte não foi informada. Gracindo Jr. deixa uma trajetória de mais de 50 anos no meio artístico, com trabalhos que ultrapassaram a atuação e incluíram experiências como diretor e redator.

Um dos capítulos da carreira aconteceu em 1965. Gracindo Jr. fez parte da inauguração da TV Globo e, posteriormente, acumulou participações em diferentes produções da emissora. Entre os trabalhos na televisão estão Rosinha do Sobrado, Padre Tião, A Rainha Louca, A Próxima Atração, Os Ossos do Barão e Supermanoela.

Antes de chegar à TV, porém, foi pelo rádio que o artista iniciou a vida profissional. Ainda adolescente, aos 15 anos, ele prestou um teste para a Rádio Nacional e passou a trabalhar na emissora como ator e redator.

Gracindo Jr. também estudou Psicologia, mas escolheu não seguir carreira na área. A atuação artística acabou se tornando sua principal atividade profissional.

Nos palcos, a estreia ocorreu com A Escada, de Oswald de Andrade. A partir daí, o artista construiu uma carreira que transitou entre teatro, televisão, rádio e cinema.

Registrado como Epaminondas Xavier Gracindo, ele também carregava um sobrenome conhecido pelo público. Era filho de Paulo Gracindo, ator que se tornou um dos nomes de destaque da televisão e do teatro brasileiros.

 

Metrópoles

Facebook

picos40graus.com.br - 2015 - 2026 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauí - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.