
Em decisão liminar, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que todas as mulheres transgênero presas em unidades masculinas no Brasil sejam transferidas para presídios femininos.
Nesta sexta-feira (28) é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBT e a Conselheira Nacional dos Direitos da Mulher e a coordenadora do Grupo de Livre Orientação do Vale do Guaribas (GGLOS), Jovanna Cardoso, falou sobre a decisão do ministro.
“A decisão do Ministro é que travestis e transexuais, quando condenadas, podem optar em cumprir pena em presídios que semelhante à sua identidade. Em Picos, já tivemos um problema com uma travesti que foi presa e colocada em um presido masculino por decisão do juizado de execuções penais. Nós encaminhamos o caso ao Supremo Tribunal Federal, que uniu-se há muitos outros espalhados pelo Brasil”, explicou Jovanna.
A conselheira relatou que visitou a delegada Laura Carneiro e comunicou a decisão do ministro, para que problemas semelhantes ao que ocorreu no município não voltem a se repetir.
“Já estivemos no presidi José de Deus e iremos voltar para levar a decisão do Ministro. Na verdade, quem decide o destino delas é o delegado que lavrar o flagrante ou o juiz de execuções penais”, explicou Jovanna.
picos40graus.com.br - 2015 - 2026 - © - Todos os direitos reservados.
Av. Getúlio Vargas, 484 - Apto 202 - 2º Andar
Centro - Picos - Piauà - CEP: 64.600-002
Email: contato@picos40graus.com.br
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Picos 40 Graus. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.