Picos(PI), 28 de Março de 2024

Matéria / Cidades

Feira Agropecultura se consolida como um dos maiores eventos da região

A dupla Sirano e Sirino e o cantor Guilherme Dantas realizaram shows encerrando as festividades

05/05/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-aa1ac8387a685b5d80.jpg (Foto: João Paulo Leal)
P40G-IMG-aa1ac8387a685b5d80.jpg (Foto: João Paulo Leal)

Por João Paulo Leal – Da Redação

Iniciada na segunda gestão do prefeito Raimundo Renato de Araújo Sousa, a Feira Agropecultura de São Luís do Piauí, cujo objetivo principal é homenagear o homem do campo, já se consolidou como um dos maiores eventos da grande região. Este ano o evento chegou à sua 14ª edição, garantindo o sucesso dos anos anteriores, tudo mediante o empenho da comissão organizadora, tendo à frente a primeira-dama Salete Francisca da Silva, com o apoio das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e Administração.

A feira, realizada na praça João Joaquim da Rocha, do povoado José de Barros (Mandacarú), contou este ano também com parcerias importantes, como o Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Banco do Nordeste e Governo do Estado, através de emenda apresentada pelo deputado estadual Pablo Santos.  CONFIRA ÁLBUM!

O evento teve início na noite de sexta-feira (03), com os louvores a Maria, sob a responsabilidade do Terço dos Homens e depois as apresentações dos talentos da terra, forró pé de serra e cantores da região. No sábado (04), as atividades tiveram início logo pela manhã, com a corrida de pedestres, seguindo com o torneio de estilingue. Às 9 horas teve a celebração eucarística na igreja católica do povoado e logo após o momento Pronaf, oportunizando a realização de vários negócios. Depois foi servido o almoço comunitário.

No final da tarde houve a partida de futebol entre as equipes de Borrachas e Mandacarú, com vitória de Borrachas no tempo normal pelo placar de 3x1. De volta à praça de eventos, a população participou de um bingo de vários produtos relacionados à agricultura. Logo depois aconteceram as apresentações culturais, iniciando com o grupo de dança Maculelé e Capoeira, sob a responsabilidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e finalizando com o emocionante resgate das feiras anteriores, dramatizado pelo alunos da Unidade Escolar Manoel de Barros e Silva, que também fizeram a homenagem ao trabalhador do campo.

Na parte artística, o público curtiu as apresentações de Pitú dos Teclados, JR dos Teclados, a dupla Sirano e Sirino e ainda o cantor Guilherme Dantas, fechando a programação da 14ª Feira Agropecultura de São Luís.

O prefeito Renato Pio demonstrou sua satisfação em promover mais um evento, ao tempo que elogiou sua equipe de governo pela dedicação na organização da feira. Para ele todas as homenagens prestadas ao homem do campo ainda são poucas, mediante sua importância em garantir o alimento na mesa do povo. Sobre a festa no povoado Mandacaru, ele destacou que a mesma tem o destaque merecido na região, se consolidando com um dos principais eventos e por esse motivo garantiu a sua continuidade.

Presente no evento, o deputado estadual Pablo Santos também elogiou o trabalho da equipe do prefeito Renato na realização da feira. Como importante apoiador da festa, o parlamentar também citou outros benefícios que conseguiu para São Luís, como 7.000 metros quadrados de calçamento executados na zona rural.

PRESENÇAS

A 14ª Feira Agropecultura de São Luís também contou com a presença de várias autoridades do Executivo e Legislativo municipais, como o vice-prefeito Lidalberto Ricardino da Silva, a primeira-dama e secretária de Finanças, Salete Francisca da Silva, o secretário de Agricultura, Francisco de Assis de Sousa, as secretárias Kelsimar Abreu (Saúde), Fábia Lima (Educação), Ariana Bezerra (Assistência Social), o presidente da Câmara, Manoel João de Sousa, os vereadores Edilson Batista de Sousa, Erismar Manoel da Rocha, Lourival Barros Rocha, Maria Zélia de Sousa Silva e Agostinho Raimundo da Silva.

 

Ainda prestigiaram a festa o ex-prefeito Francisco João da Silva (Tim), o prefeito de São José do Piauí, João Bezerra Neto, o prefeito interino de Bocaina, Teodoro João Simão, os empresários Edilberto Rocha e Manoel Simão, o engenheiro Paulo Lopes, os advogados Márcio Isidoro e Karen Aline, dentre outros.

Facebook