O horário eleitoral gratuito na televisão para os candidatos à presidência da República teve início neste sábado, 27. De maneira geral, a polarização política foi um dos principais temas abordados pelos presidenciáveis. A propaganda do ex-presidente Lula (PT), por exemplo, explorou essa dualidade ao mencionar que existem dois lados na política: o que abandona e o que acolhe; o que debocha e o que ampara; o que “mata e desmata” e aquele que cuida, protege e salva. O petista, que tem o maior tempo de televisão entre os candidatos, também fala sobre dados atuais do Brasil, como aumento dos preços, fome e alta da inflação, e traz gravações de populares manifestando apoio a sua candidatura. A campanha do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo Partido Liberal (PL), iniciou com a execução do hino nacional ao fundo e uma narração que exalta o Brasil como um país “lindo e forte”. “Apesar de todas as dificuldades, é um povo que não perde a fé”, inicia a propaganda, que também faz menção à eleição de 2018, quando a população escolheu como líder “homem simples, verdadeiro, honesto”. Essa narração inicial também classifica Bolsonaro como um homem “direto que fala o que pensa e sente” e exalta bandeiras muito defendidas pelo presidente em seus discursos mais recentes, como a liberdade, as ações do governo federal na pandemia, queda no preços dos combustíveis e a recuperação econômica, como o recorde na geração de empregos. “Programa que terá a verdade acima de tudo, continuaremos seguindo o jogo”, diz a peça eleitoral. Outra bandeira de destaque na propaganda é o Auxílio Brasil, com valor temporário de R$ 600, que é apresentado como uma das ações a serem mantidas, em um segundo mandato. (Com informações da Jovem Pan)