Picos(PI), 22 de Novembro de 2024
POLITICA EM PAUTA

Raimundo Eulálio, Chico e Toinho de Chicá se filiam ao PP de Gil Paraibano

Em: 17/03/2016
fc6e70b1809ad1f35e3c139e9156.jpg
Ex-vice-prefeito Raimundo Eulálio assina ficha de filiação ao PP / Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Picos, Gil Paraibano, comandou na manhã de hoje, 17, um evento de filiação de lideranças políticas do município ao Partido Progressista (PP). Assinaram a ficha de filiação o ex-vice-prefeito Raimundo Neiva Eulálio, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Francisco Gonçalves Filho, o Chico de Chicá, juntamente com seu irmão, o vereador Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá. Os três deixam o PMDB, sendo que Raimundo Eulálio estava no partido há mais de 60 anos. O ato de filiação, que ocorreu na empresa Fiat Guaribas, contou ainda com a presença da deputada Belê Medeiros, do vereador Diógenes Medeiros e do ex-prefeito e ex-deputado, Abel de Barros Araújo.

Pablo Santos pode ser o próximo a abandonar o prefeito de Picos

Em: 15/03/2016
eff4a2da5d581d8b52c023c7000e.jpg
Deputado Pablo Santos / Foto: Diaadia Picos

Depois do rompimento do vereador Toinho de Chicá e do seu irmão, o ex-vereador Chico de Chicá, que deixaram a base aliada do prefeito de Picos, José Walmir de Lima (PT), as especulações agora giram em torno do deputado estadual Pablo Santos. Embora filiado ao PMDB, o deputado comanda em Picos o PRP e juntamente com seu tio, o bioquímico Júnior Santos, trouxeram no último domingo para o partido os vereadores Renato Ibiapino e Valdívia Santos, que saíram do PSB. Em declarações à imprensa, Pablo afirmou que está insatisfeito com o prefeito de Picos por conta de compromissos assumidos e não cumpridos. O deputado declarou, ainda, que em maio deste ano vai anunciar a sua posição no que se refere a apoio na eleição de outubro. Sobre a possibilidade de pedir votos para o ex-prefeito e pré-candidato Gil Paraibano (PP), de quem era aliado, Pablo praticamente deu senha ao afirmar que política é a arte do diálogo e que não fecha portas para ninguém.

Deputada Belê já se prepara para a campanha do tio, Gil Paraibano

Em: 10/03/2016
5440e1817126dc864ea33cb7b12e.jpg
Deputada Belê - Foto: João Paulo

Não é segredo para ninguém que a deputada estadual Belê Medeiros, (ainda no PSB) é a maior cabo eleitoral do seu tio, o ex-prefeito Gil Paraibano (PP), que tentará retornar ao comando do Palácio Coelho Rodrigues na eleição deste ano. A deputada, que assina ficha de filiação ao PP na próxima segunda-feira, dia 14, em Teresina, demonstra satisfação com seu novo endereço partidário. Contudo, após essa filiação, sua presença em Picos será mais constante para intermediar acordos políticos e, posteriormente, trabalhar na coordenação da campanha do ex-prefeito. Bem disposta para o embate que se avizinha, Belê avisa que se preciso for, até de moto vai percorrer o município atrás dos votos.

Filomeno Portela entra na relação dos cotados para vice do padre Walmir

Em: 08/03/2016
49016c58da60394abf402ad4db12.jpg
Vereador Filomeno Portela - Foto: Divulgação

Mais um nome surge como provável companheiro de chapa do prefeito de Picos, José Walmir de Lima (PT), que tentará a reeleição no pleito deste ano. Trata-se do vereador licenciado e secretário municipal de Administração, Filomeno Portela Richard Neto (PMDB). Informações de bastidores dão conta de que a indicação de Filomeno para a vaga de vice-prefeito seria uma forma de garantir a permanência dele no PMDB, já que o mesmo já recebeu convites para mudar de partido. Outro fator favorável seria a proximidade dele com o prefeito, sendo o seu nome bem visto até por setores do PT de Picos.

Vereador rompe com prefeito Renato e não descarta enfrentá-lo pela oposição

Em: 03/03/2016
b70ad42be7d7fd7e45e57a2911f1.jpg
Vereador Pedro Geraldo - Foto: João Paulo

Ocupando uma cadeira na Câmara Municipal de São Luís do Piauí desde a instalação do município em janeiro 1997, o vereador Pedro Hipólito de Sousa, o Pedro Geraldo (PSD), não integra mais o grupo liderado pelo prefeito Renato Vicente de Araújo (PSB). O motivo do rompimento, segundo o próprio vereador, foi o desfecho de uma reunião com a base aliada, convocada pelo prefeito para tratar, de início, de assuntos administrativos, mas que ao final entrou na pauta a escolha do candidato a vice-prefeito. Durante o processo improvisado de escolha, houve empate entre Pedro Geraldo e o vereador Lindalberto Ricardino da Silva (PSD), sendo que o prefeito Renato desempatou com o “voto de minerva”, escolhendo Lindalberto. Preterido, Pedro Geraldo saiu da reunião magoado com o correligionário, que ajudou a eleger prefeito em três oportunidades. Ele afirma categoricamente que a parceria política de mais de 20 anos chegou ao fim e que de agora em diante vai seguir na oposição, inclusive se dispondo a ser candidato a prefeito este ano e enfrentar nas urnas o ex-aliado, que tem direito à segunda reeleição e que até esse episódio era vista como certa.

Presidente da APPM desiste da reeleição em sua cidade

Em: 25/02/2016
1decf042f40944cbe15fe7eb70f5.jpg
Foto: Divulgação

Embora em situação confortável junto ao seu eleitorado e desenvolvendo uma administração equilibrada com relação às contas públicas, o prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Antônio Leal (PSB), decidiu que não será candidato à reeleição este ano. Em seu terceiro mandato de prefeito e no segundo como presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal destaca que a crise que o país atravessa atingiu em cheio as finanças dos municípios, principalmente os de pequeno porte, que dependem quase que exclusivamente dos repasses constitucionais, como FPM e FUNDEB. Contudo, mesmo sem disputar, ele vai participar do processo eleitoral, apoiando o nome do professor e vereador Edilson Brito (PTB) como candidato a prefeito e o do também vereador, Tiago Leal, como candidato a vice.

Programa Wedson Bezerra: Jornalistas participam de debate sobre a política local

Em: 22/02/2016
ecbc069be1f74ec5d2223db1aa95.jpg
Gean Carvalho

Fui convidado para participar na manhã de hoje, segunda-feira (22), de um debate no Programa Wedson Bezerra, da Rádio Liderança FM, onde juntamente com os colegas jornalistas Jailson Dias, do Jornal e Portal Folha Atual; Assis Santos, do Sistema de Comunicação de Picos e o próprio apresentador, Wedson Bezerra, analisamos a conjuntura política local. Dentre os pontos abordados a possível polarização entre os pré-candidatos a prefeito, padre José Walmir de Lima (PT) e Gil Marques de Medeiros (PP), como também a possibilidade do surgimento de uma terceira via. A renovação das 15 cadeiras do Legislativo Picoense também entrou na pauta, como também as mudanças que ocorrerão por conta da chamada janela para troca de partido.

Zé Néri se movimenta para fortalecer o seu PTB

Em: 19/02/2016
55d0b744e0187d4c1c895138b4ba.jpg
João Paulo

O Congresso Nacional promulgou no final da manhã de ontem, quinta-feira (18), a Emenda Constitucional 91, que abre espaço para que políticos detentores de mandatos eletivos proporcionais (deputados e vereadores) possam mudar de partido sem a perda do cargo. Tão logo tomou conhecimento da promulgação, o ex-prefeito de Picos, José Néri de Sousa foi até a Câmara Municipal conversar com alguns vereadores para convencê-los a ingressar no seu partido, o PTB. As conversas de Néri com os parlamentares ocorreram tanto nos gabinetes quanto nos corredores, mas as mais demoradas foram mesmo na Presidência do Legislativo, durante e após a sessão ordinária do plenário. Atualmente com duas cadeiras, o PTB visa ao menos duplicar esse número com o ingresso de vereadores picoenses. O vereador José Luís de Carvalho (PSB) afirmou que vai para o partido. Toinho de Chicá (PMDB) é outro cogitado, mas preferiu dizer que ainda está analisando o convite. Ausente na sessão de ontem, Dalva Mocó (PSB) também recebeu o convite e deve mudar de partido.

Facebook