Picos(PI), 24 de Novembro de 2024
POLITICA EM PAUTA

Mercado financeiro prevê redução da Selic para 2% ao ano nesta semana

Em: 03/08/2020
P40G-IMG-cea3cbfe6d047d93e27.jpg
Foto: Divulgação
O mercado financeiro espera que a taxa básica de juros, a Selic, seja reduzida de 2,25% para 2% ao ano, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco central (BC), marcada para esta terça e quarta-feira (4). Depois dessa redução, a expectativa é que não haja novas reduções da Selic neste ano. Para o final de 2021, a previsão é que a Selic esteja em 3% ao ano. No ano seguinte, a previsão é que a taxa chegue a 5% ao ano, e ao final de 2023, a 6% ao ano. Essas expectativas estão no boletim Focus, publicação divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com estimativas para os principais indicadores econômicos. Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica. Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, o objetivo é conter a demanda aquecida e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. (ABr)

Tribunais de Contas orientam gestores em compras emergenciais

Em: 31/07/2020
P40G-IMG-7182d906b38a5b97f41.jpg
Foto: Divulgação
Os tribunais de contas estaduais estão elaborando uma série de materiais para orientar os gestores do Executivo sobre as compras emergenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Os gestores, principalmente das áreas com maior afinidade às ações de combate à covid-19, como secretaria de Saúde, estavam com receio de tomar algumas medidas. "Você tem, de um lado, a urgência que o caso requer e de outro, as normas”, explica o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Fábio Tulio Filgueiras Nogueira, que também é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) da Paraíba. Para dar mais segurança aos gestores nas compras de insumos, muitas vezes sem licitação, os órgãos de controle têm, segundo Nogueira, desenvolvido trabalhos de orientação em conjunto, também com os ministérios públicos de Contas. As orientações, disponibilizadas em notas técnicas dos tribunais, também são no sentido de que os governos estaduais deem o máximo de transparência aos gastos relacionados ao combate ao novo coronavírus e embasem com clareza gastos sem licitação. (ABr)

Petrobras reduz em 4% preço da gasolina nas refinarias nesta sexta

Em: 30/07/2020
P40G-IMG-76d14b6404439b7d7f3.jpg
Foto: Ilustração
A Petrobras anunciou que a gasolina terá uma redução de 4%, a partir de amanhã (31), nas distribuidoras. De acordo com a companhia, “com a redução de 4% (ou R$ -0,07 por litro), o preço médio da gasolina da Petrobras para as distribuidoras passou a ser de R$ 1,65 por litro". No acumulado do ano, a redução do preço é de 13,8%. A companhia informou  também que o preço do diesel (S10 e S500) não sofrerá alteração no preço nas distribuidoras.  O diesel, no acumulado do ano, teve uma redução do preço de 21,5%. O último reajuste da Petrobras ocorreu no dia 17 de julho, quando a empresa aumentou em 6%, na média, o preço do litro do diesel e da gasolina em 4%. Os preços são referentes ao valor vendido para as distribuidoras a partir das refinarias. O valor final ao motorista depende do mercado, já que cada posto tem sua própria política de preços, sobre os quais incidem impostos, custos operacionais e de mão de obra. (ABr)

No Senado, relator mantém parecer do Novo Fundeb aprovado na Câmara

Em: 29/07/2020
P40G-IMG-7ea54e4f4d26a39973a.jpg
Foto: Divulgação
O senador Flávio Arns (Rede-PR), relator no Senado da proposta de emenda à Constituição (PEC) 26/2020, que torna permanente o Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), protocolou, na manhã desta quarta-feira (29), seu parecer sobre a proposta. Arns manteve o texto aprovado na Câmara dos Deputados no dia 21 deste mês. O senador ressaltou que foi essa união de esforços que permitiu uma articulação política harmônica e coordenada entre Câmara e Senado durante a evolução das discussões do novo Fundeb. A proposta aumenta gradativamente a participação da União no Fundeb, passando dos atuais 10% para 23% no ano de 2026. Outra novidade é a criação de um critério aprimorado de distribuição dos novos recursos da União, que se soma ao critério atual para não prejudicar ninguém. O novo critério também aumenta o potencial redistributivo do Fundeb, ampliando em 54% o número de redes de ensino beneficiadas pela complementação da União e, consequentemente, o número de alunos atendidos pelo recurso federal. (ABr)

Brasil terá mais 100 leilões de ativos até fim do ano, diz ministro

Em: 28/07/2020
P40G-IMG-98284fa0512430dd501.jpg
Foto: Agência Brasil
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse hoje (28) que a superação de gargalos que envolviam direitos dos trabalhadores, obtida com a reforma trabalhista, já foi percebida pelos investidores estrangeiros e, com o portfólio de ativos atraentes para leilões no país; a trajetória de recuperação fiscal; e a queda da taxa básica de juros (Selic), representa um conjunto de fatores que colocam o Brasil na mira dos investidores. Freitas disse que toda essa conjuntura permitirá que, até o fim do ano, mais de 100 leilões de ativos sejam implementados pela pasta e destacou os projetos de concessão das rodovias BR-116/101 (a Nova Dutra, entre Rio de Janeiro e São Paulo) e a BR-163, no Pará, e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, além da sexta rodada de concessão de 22 aeroportos. (ABr)

Governo Bolsonaro define retorno do ministério de Segurança Pública

Em: 27/07/2020
P40G-IMG-525851c2c54fd185b12.jpg
Foto: Ilustração
Presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública, o deputado Capitão Augusto (PL-SP) marcou reunião na próxima quinta-feira (30) com o ministro André Mendonça (Justiça) para tratar da recriação do Ministério de Segurança Pública. Interlocutor frequente do presidente da República, o deputado garante que está mantida a ideia e que a recriação aguarda apenas que Jair Bolsonaro se livre do coronavírus. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Capitão Augusto reiterou sua aposta na escolha do ex-deputado e coronel da reserva da PM Alberto Fraga (DF) para o novo ministério. Tanto a Polícia Federal quanto a Polícia Rodoviária Federal devem permanecer vinculadas ao Ministério da Justiça. Para ele, o novo ministério terá muito a fazer, coordenando as polícias militares e civis, guardas municipais e bombeiros em todo o País. Capitão Augusto vai disputar a presidência da Câmara, segundo ele, para priorizar projetos ligadas à área de segurança pública. (Com informações do Diário do Poder)

Governador recebe bancada do Progressistas em meio a tensão nos municípios

Em: 23/07/2020
P40G-IMG-611643e23d5543267e2.jpg
Foto: Gelimar Moura
A bancada de deputados do Progressista se reúne hoje a tarde com o governador Wellington Dias (PT). O encontro será às 16 horas na residência do governador. A reunião ocorre em meio à tensão entre PT e Progressistas em mais de 70 municípios em que os dois partidos estarão em palanques opostos. O governador fará uma apresentação sobre a situação do estado diante da pandemia do novo coronavírus, mas o que deve dominar o encontro é a tensão política. O Progressistas faz parte da base aliada. Porém, o senador Ciro Nogueira já avisou que deseja ser candidato a governador em 2022. Esse projeto político causa uma tensão com o PT. O partido do governador vai querer indicar o sucessor de Wellington Dias. O senador Ciro Nogueira não participa do encontro. Ele chega amanhã ao Piauí acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. (Com informações do Cidadeverde.com)

Ciro Nogueira é o único piauiense entre os mais influentes do Congresso

Em: 21/07/2020
P40G-IMG-5a30ad2ce2a58c2a07c.jpg
Foto: Gelimar Moura
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) foi listado, pela sétima vez seguida, entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional, segundo relatório do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), divulgado na última semana. O senador é o único parlamentar piauiense na lista. De acordo com a publicação, Ciro se destaca por sua capacidade de articulação política, criando consensos e encaminhando a aprovação de matérias importantes no Congresso. Ciro afirmou estar contente pela posição de destaque alcançada em Brasília, mas ressaltou que isso não seria relevante se não resultasse em benefícios para o Piauí. O levantamento Cabeças do Congresso aponta os 100 deputados e senadores mais influentes no país. Entre os critérios adotados, o Diap avalia aspectos institucionais, de reputação e de decisão, capacidade de negociação e liderança entre os pares, produção legislativa, assiduidade. (Com informações do Cidadeverde.com)
Facebook