Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Saúde

Sesapi retoma cirurgias e consultas eletivas pelo SUS e fará mutirões

De início, apenas 30% da capacidade de cirurgias será atendida e 50% de consultas e exames

11/09/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-ede6b38940f9a71547.jpeg (Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com )
P40G-IMG-ede6b38940f9a71547.jpeg (Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com )

O Comitê de Operações Especiais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) decidiu pela retomada das cirurgias e consultas eletivas, desde essa quarta-feira (9), nos estabelecimentos públicos e privados no âmbito do SUS no Piauí.

De início, apenas 30% da capacidade de cirurgias será atendida e 50% de consultas e exames. O crescimento será gradativo no decorrer de cada quinzena e de acordo com a diminuição dos casos da Covid-19. As unidades de saúde têm obrigação de cumprir as medidas de prevenção ao novo coronavírus.

O atendimento não será de livre demanda e necessita de prévio agendamento, sendo respeitada a fila de espera da regulação. “Vamos começar com 50% para consultas e exames e 30% da capacidade de cirurgias podendo ser ampliadas de 15 em 15 dias, para 50%, 75% e 100%. O atendimento segue a fila de espera, com aqueles que já estavam com as consultas, exames e cirurgias agendas, desde a paralisação”, explica o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.

Nas consultas eletivas, os pacientes devem chegar com 15 minutos de antecedência e deixar o local assim que receber o atendimento. “Pedimos à população cautela nesta retomada, evitando levar acompanhantes para as consultas e só utilizando dos mesmos em casos necessários como crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e pacientes com baixa capacidade de locomoção”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A portaria, assinada pelo secretário também determina o não recebimento de visitas durante internações e período de recuperação, restringindo contato às pessoas estritamente necessárias.

 

 

CCOM PI

Facebook