30/09/2020 - Redação
Por João Paulo Leal – Da Redação
O colunista Lauro Jardim, do Jornal O Globo, diz em postagem de sua coluna de hoje, dia 30, que o presidente Jair Bolsonaro já escolheu o indicado para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) a ser aberta no próximo dia 13 de outubro, com a aposentadoria do ministro Celso de Mello, decano daquela Corte. Segundo o colunista, trata-se do piauiense Kássio Nunes Marques, que é desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília.
Citado como azarão por não figurar em nenhuma lista dos postulantes à vaga até então, Kássio Nunes Marques se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro ontem, dia 29, quando o presidente teria batido o martelo na escolha. Kássio Nunes é reconhecido no TRF1 de Brasília como um dos desembargadores mais produtivos, proferindo em média 600 decisões por dia.
Se confirmadas as especulações e Kássio Nunes seja mesmo o indicado para a Suprema Corte Brasileira, nomes como do ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça; do procurador geral da República, Augusto Aras ou do juiz federal Marcelo Bretas, ficam cotados para a próxima vaga, a ser aberta em 2021 com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello.
O piauiense Kássio Nunes Marques chegou ao TRF1 em abril de 2011, por indicação da então presidente Dilma Rousseff. Antes disso ele ocupou o cargo de juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) durante dois mandatos não consecutivos e também militou na advocacia piauiense por vários anos, com escritório na capital, Teresina.