05/07/2016 - Jesika Mayara
A Operação Carro-Pipa que atende cerca de sete localidades da zona rural de Picos, assim como de outros municípios, a partir do dia 01 de agosto passará a ser coordenada pelo 3º Batalhão de Engenharia e Construção- 3º BEC, sediado em Picos. O trabalho é exercido atualmente pelo 25º Batalhão de Caçadores (25 BC).
De acordo com coordenador da defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz, acontecerá o cadastramento dos carros-pipa, na sede do batalhão, ainda no mês de julho.
“O cadastramento acontece no dia 11 deste mês, a partir das 08h00. Para participar o documento do carro deve estar como carro-pipa e não como carroceria aberta, além disso, a documentação do veículo e do motorista tem que estar em dias”, explicou o coordenador.
O Batalhão coordenará a operação em Picos e em mais seis municípios da região que recebem o abastecimento do programa.
Ainda segundo Oliveiro Luz, para Picos serão sorteadas duas vagas, onde veículos atenderão sete comunidades. “Para Picos a mudança é bastante significativa, uma vez que antes os pipeiros tinham que ir até Teresina para participar do credenciamento e do sorteio”.
A quantidade de rotas para o município sofreu uma redução, uma vez que foi realizado um recenciamento que constatou que 940 pessoas necessitam de abastecimento hídrico.
“Cada pessoa tem direito a vinte litros de agua por dia, o que eu acho muito pouco, mas infelizmente somente o Ministério da Integração é que pode aumentar a quantidade de rotas”, lamentou Oliveiro Luz.
Operação Carro-pipa
A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Semiárido nordestino e norte de Minas Gerais. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.